A nova diretoria da Anamatra para o biênio 2011/2013 tomou posse no dia 25 de maio, em Brasília (DF). O juiz Luciano Athayde Chaves passou a presidência da entidade para o juiz da 15ª Região, Renato Henry Sant’Anna, que é titular da 1ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e ex-presidente da Amatra XV (gestão 2003-2005).
Até então vice-presidente da Anamatra, Renato Sant´Anna também ocupou os cargos de secretário-geral e diretor legislativo na associação nacional. Segundo ele, a magistratura do trabalho precisa resgatar a ideia de carreira, valorizando a qualidade de vida e as condições de trabalho dos juízes, sem descurar da necessária atenção ao interesse público.
O juiz ressaltou que, em sua gestão, dará continuidade à luta da Anamatra pela estabilidade remuneratória e também pela valorização da experiência do magistrado. “Sabemos que quando há vontade política e boa interlocução entre os Poderes, surgem idéias inovadoras e satisfatórias, bem como, principalmente, as chamadas janelas de votação”, afirmou, ao citar a atuação da Anamatra pela aprovação do PL 7749/2010 e de proposta de emenda constitucional que restabeleça o adicional por tempo de serviço.
Além disso, o novo presidente revelou que uma de suas principais preocupações diz respeito à questão da saúde do magistrado. Renato Sant’Anna revelou aos presentes que dados levantados em pesquisa encomendada pela Anamatra são “estarrecedores”. “Em comparação com dados da população geral, os juízes revelaram-se significativamente mais doentes”. Nada obstante, “[m]esmo diante de um quadro tão preocupante, fomos surpreendidos positivamente com índices altíssimos de satisfação com a carreira escolhida. Os dados não mostram profissionais desiludidos ficando doentes. Mostram juízes tão dedicados que estão ficando doentes”, completou.
Ao finalizar seu discurso, o recém-empossado dirigente da Anamatra fez agradecimentos e convidou toda a magistratura trabalhista a participar ativamente de seu mandato. “Conclamo todos os magistrados do Trabalho a colaborarem na gestão que hoje começa. Afinal, a Anamatra somos todos nós”, disse ele.
Estiveram presentes na solenidade o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, dentre outros ministros, representantes da Advocacia-Geral da União, do Ministério Público, da Câmara dos Deputados e Senado Federal. Marcaram presença, igualmente, vários presidentes de tribunais estaduais, federais e do Trabalho e membros da sociedade civil. O evento foi ainda prestigiado pelo presidente da Amatra 15, Guilherme Guimarães Feliciano, que levou o abraço da região, e por vários ex-presidentes, diretores e colegas associados de primeiro e segundo graus.
Conheça os integrantes da Diretoria para o biênio 2011/2013:
Presidente: Renato Henry Sant’Anna (Amatra 15/Campinas e Região)
Vice-presidente: Paulo Luiz Schmidt (Amatra 4/RS)
Secretário-Geral: Fabrício Nicolau dos Santos Nogueira (Amatra 9/PR)
Diretor Administrativo: João Bosco de Barcelos Coura (Amatra 3/MG)
Diretor Financeiro: Gilberto Augusto Leitão Martins (Amatra 10/DF e TO)
Diretora de Comunicação Social: Cléa Maria Carvalho de Couto (Amatra 1/RJ)
Diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos: Vitor Leandro Yamada (Amatra 14/RO)
Diretor de Assuntos Legislativos: Germano Silveira de Siqueira (Amatra 7/CE)
Diretor de Formação e Cultura: Narbal Antônio de Mendonça Fileti (Amatra 12/SC)
Diretor de Eventos e Convênios: André Machado Calvancanti (Amatra 13/PB)
Diretor de Informática: Valter Souza Pugliesi (Amatra 19/AL)
Diretora de Aposentados: Terezinha Célia Kineipp Oliveira (Amatra 10/DF e TO)
Diretor de Cidadania e Direitos Humanos: Marcos Neves Fava (Amatra 2/SP)
Conselho Fiscal:
1. Viviane Maria Leite de Faria (Amatra 5)
2. Luciana Paula Conforti (Amatra 6)
2. Leonardo Ely (Amatra 24)
Suplente: Adib Pereira Netto Salim (Amatra 17)