A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - AMATRA XV lamenta profundamente o falecimento do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho - TST, Doutor Walmir Oliveira da Costa, os 63 anos, ocorrida ontem, 28/4, em decorrência da COVID-19.
O Ministro nasceu em Irituia (PA). Graduou-se em Direito e obteve título de Mestre em Instituições Jurídico-Políticas/Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Pará. Na década de 80, foi assistente técnico e advogado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA), onde exerceu diversos cargos e presidiu comissões.
Em 1989, ingressou na magistratura trabalhista, por concurso público, como Juiz do Trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). Atuou em todas as Varas do Trabalho - VT de Belém e em cidades circunvizinhas. Em 1993, foi promovido, por merecimento e por unanimidade, a titular da VT de Almeirim e, posteriormente, de Abaetetuba e da 1ª VT de Belém. Em 1997, foi promovido por merecimento a Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Atuou como Juiz convocado no TST em dez períodos, entre 2000 e 2007.
Em novembro de 2007, tomou posse como Ministro do TST, em vaga destinada à magistratura. Atualmente, presidia a 1ª Turma do Tribunal e compunha a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais e o Órgão Especial e era membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da Academia Nacional de Direito Desportivo.
Ex-Presidente da AMATRA VIII, Walmir Oliveira da Costa foi autor de diversas publicações e ainda lecionou em vários cursos de graduação e pós-graduação.
A AMATRA XV solidariza-se com familiares e amigos e presta singela homenagem ao notável, gentil e de posicionamentos fortes, Ministro Walmir Oliveira da Costa.