A AMATRA XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região) manifesta de público o seu pesar pelo passamento do Professor Oscar Ermida Uriarte no último 07 de junho de 2011, terça-feira, na cidade de Montevideo, Uruguai.
Ermida Uriarte, catedrático de Direito do Trabalho da Universidad de La República (Uruguai), foi membro do Grupo de Los Miércoles, celebrado internacionalmente pela releitura crítica das questões sociais, pela excelência de seus membros históricos (entre os quais Américo Plá Rodriguez, seu fundador, e Héctor-Hugo Barbagelata) e pela linha progressista de concepção e desenvolvimento do Direito do Trabalho e do Direito Processual do Trabalho, características que igualmente se reproduziram na doutrina de Uriarte durante todos os anos de sua vasta produção intelectual. Ardoroso defensor do sentido humanista que deve permear as instituições do Direito do Trabalho e opositor impávido das teorias desregulamentadoras e da desconstrução neoliberal do garantismo laboral conquistado a duras penas durante a primeira metade do século XX, Uriarte legou à posteridade dezenas de monografias e centenas de artigos doutrinários.
Agora deixa o plano físico para se perpetuar doravante em nossas mentes e corações, como o eterno mestre de todos nós. Colaborou com a AMATRA XV e a prestigiou em inúmeros eventos, inspirando em vários de nós o pensamento de vanguarda que sempre se externou em nossos congressos científicos. E seguirá nos inspirando, refeito em ícone da História do Direito do Trabalho.
Esteja em paz, Oscar Ermida Uriarte. O mundo do trabalho e os trabalhistas de todo o mundo aplaudem-no em seu último ato e velam-no em seu descanso.
Guilherme Guimarães Feliciano
Presidente da AMATRA XV