Na última sexta-feira, 18/2, aconteceu a Aula Magna da Escola Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - ESMAT 15. Com o tema: “Metaverso e suas implicações jurídicas para o Direito do Trabalho”, a atividade já conta com quase 700 visualizações no canal da Escola, na plataforma YouTube.
A abertura do evento foi feita pela Juíza Regina Rodrigues Urbano, Vice-Diretora da ESMAT 15. A Desembargadora do TRT-15 Tereza Aparecida Asta Gemignani, Coordenadora Pedagógica da Escola, fez a apresentação e atuou como debatedora.
Exposições
A primeira exposição ficou a cargo do Advogado e Economista Renato Müller da Silva Opice Blum, que no decorrer de sua exposição falou das principais plataformas “metaversícas” de 2021; relatou as experiências pessoais no "Second Life", ambiente interativo 3D focado em relações sociais; explanou o conceito, as possibilidades e impactos atuais do Metaverso; mencionou o posicionamento da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB sobre a temática. Ainda, expôs 5 pontos de atenção em relação ao metaverso e o direito do trabalho, entre outros questionamentos sobre o assunto.
A segunda apresentação foi conduzida pelo Professor de Direito do Trabalho e da Seguridade Social Juan Raso Delgue, do Uruguai. Ele apresentou as perspectivas internacionais sobre o tema; conceituou a palavra metaverso, suas funções e implicações jurídicas para o Direito do Trabalho. O professor abordou ainda as relações de trabalho do metaverso no Direito Comparado, o princípio trabalhista da personalidade jurídica da empresa multinacional, bem como os contratos de trabalho, o direito à saúde dos trabalhadores; o teletrabalho e o assédio sexual no metaverso.
Após as exposições, foram feitas perguntas formuladas pela Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani.
Aos participantes inscritos, além do certificado, serão encaminhados alguns artigos e slides das duas apresentações.
Para ver ou rever a Aula Magna, acesse o player abaixo:
Metaverso é tema central da Aula Magna da ESMAT 15
O evento foi transmitido pelo canal da Escola Associativa na plataforma YouTube e já conta com quase 700 visualizações