O professor da Unicamp e presidente do Ipea, Márcio Pochmann, fará a conferência de abertura do 3º Seminário Nacional sobre o Trabalho Infanto-Juvenil, que acontecerá nos dias 11 e 12 de março, no Parque Tecnológico Riuji Kojima, em São José dos Campos. O evento, organizado pela Amatra XV em parceria com outros órgãos, terá a palestra de encerramento proferida pelo juiz do trabalho aposentado e professor da USP, Oris de Oliveira.
O evento científico-cultural, já tradicional na agenda da Amatra XV, reunirá magistrados, procuradores do trabalho, auditores fiscais, juristas, advogados, assistentes sociais, membros de conselhos tutelares, políticos, docentes e estudantes de todo o Brasil, para um diálogo franco e substancial acerca da chaga do trabalho infanto-juvenil proibido e dos mecanismos políticos, jurídicos e econômicos indicados para prevenir, reprimir e corrigir desvios dessa natureza no mundo do trabalho.
As duas edições anteriores, realizadas respectivamente em Campinas e em Presidente Prudente, reuniram centenas de pessoas, de vários rincões do país, interessadas em um debate qualificado e plural. É, ademais, uma excelente ocasião para provocar a sensibilização social do empresariado vale-paraibano a respeito desse tema.
O seminário não tem fins lucrativos, de modo que a inscrição é feita mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis ou R$ 10, que serão totalmente revertidos para a Cruzada Paroquial de Assistência Casa das Meninas/Meninos e Obra Social e Assistencial Maria Teresa de São José – Nica Veneziane.
O seminário se realiza pela primeira vez no Vale do Paraíba e trará juristas e profissionais das mais diversas áreas, de todo o País. As inscrições devem ser feitas no hotsite www.seminarioinfanto-juvenil.com.br. Neste endereço, o interessado preenche um cadastro com os dados, mas a inscrição só será confirmada com a entrega dos dois quilos de alimentos não-perecíveis no Fórum de São José dos Campos ou com o depósito de R$10 na conta corrente 158301-8, agência 2857-6, do Banco do Brasil.
O 3º Seminário é organizado pela Amatra XV em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), Ministério Público do Trabalho (Procuradoria Geral do Trabalho), 36ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - São José dos Campos) e Prefeitura de São José dos Campos.