Mais de 500 pessoas participaram hoje do 5º Seminário Nacional sobre Trabalho Infantojuvenil, organizado pela AMATRA XV no teatro do SESI de São José do Rio Preto. O evento reúne magistrados, sindicalistas, juristas, advogados, além de estudantes da UNILAGO, UNORP, UNIP e UNIRP para um diálogo sobre a chaga do trabalho infantojuvenil proibido e dos mecanismos mais indicados para prevenir, reprimir e corrigir desvios dessa natureza no mundo do trabalho.
Veja a cobertura da TV TEM, afiliada à Rede Globo.
O 5º Seminário é realizado pela AMATRA XV e co-promovido pelo TRT-15, Escola Judicial do TRT-15, ESMAT 15, ANAMATRA e Ministério Público do Trabalho por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (PRT-15). A comissão organizadora do evento é formada pelo juízes Daniela Renata Rezende Ferreira Borges, Hélio Grasselli, José Roberto Dantas Oliva, Manoel Carlos Toledo Filho, Narbal Antônio de Mendonça Fileti, Rodarte Ribeiro e Sandra Miguel Abou Assali Bertelli.
A Presidência do TRT da 15ª Região foi representada no evento pelo vice-presidente administrativo da Corte, desembargador Fernando da Silva Borges. Além do magistrado, compuseram a mesa de honra do seminário o presidente da Amatra XV, juiz Alessandro Tristão; o diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima; o prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes; o presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, Paulo Pauléra; o deputado estadual João Paulo Rillo; a desembargadora do TRT da 2ª Região Silvana Abramo Margherito Ariano, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, representando a Presidência daquela entidade; o procurador Tadeu Henrique Lopes Cunha, representando o Ministério do Trabalho da 15ª Região; o juiz José Roberto Dantas Oliva, representando a Comissão Organizadora e a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho; o juiz Hélio Grasselli, diretor do Fórum Trabalhista de São José do Rio Preto; o juiz Adenir Pereira da Silva, Coordenador do Fórum da Justiça Federal de São José do Rio Preto; o juiz Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues, diretor do Fórum da Justiça Estadual de São José do Rio Preto; o coronel Azor Lopes da Silva Júnior, comandante do Comando de Policiamento do Interior 5; o advogado João Daniel de Caires, representando o presidente da Subseção de São José do Rio Preto da Ordem dos Advogados do Brasil, Fabrizio Fernando Masciarelli, presidente da Subseção de Mirassol da OAB.
Ao final da abertura, o Presidente da AMATRA XV, juiz Alessandro Tristão, afirmou: “Há pouco ouvimos o hino nacional e repetimos: Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta”. E completou “Hoje a justiça ergue aqui a clava forte da luta contra o trabalho infantil. Assim, que a nossa luta seja pautada pela melodia de outro hino: Criança não trabalha; Criança dá trabalho; Criança não trabalha”, fazendo alusão a trecho da música Criança Não Trabalha de Arnaldo Antunes.
O Desembargador Samuel Hugo Lima, ao ensejo do encerramento do evento, afirmou que participou das cinco edições do evento e que poderia assegurar sem dúvidas que a atual edição foi a melhor de todas.
O conclave tem patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, Grupo Arakaki e Alcoe, Minerva Foods, Frigo Estrela, Facchini S/A, Rodobens, Caixa, Grupo Tarraf, Elmaz, Danda Motos, Guarani, JBS Friboi, Circular Santa Luzia, Usina São Domingos, Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de São José do Rio Preto e Região.
Apoiam o evento o Sindicato dos Empregados no Comércio de São José do Rio Preto, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto, o Sindicato dos Servidores Municipais de Tanabi, o Sindicato dos Motoristas de São José do Rio Preto e Região e o Quality Inn Saint Paul Plaza Hotel.
Veja a programação do evento.