Cerca de 25 magistrados do trabalho participaram do Dia da Valorização da Magistratura ontem no Instituto Educacional Imaculada e realizaram atendimentos ao público para esclarecimento de dúvidas sobre questões trabalhistas. O evento foi o lançamento da campanha “Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado”, da Anamatra e foi feito em conjunto com o segundo dia da culminância do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” com os alunos do projeto EJA (Educação para Jovens e Adultos) de Campinas, que foi acompanhado por cerca de 200 pessoas.
O evento contou com a presença do presidente da Amatra XV, juiz Guilherme Guimarães Feliciano, do presidente eleito do TRT-15, desembargador Flávio Allegretti de Campos Cooper, do vice-presidente Judicial do TRT-15, desembargador Lourival Ferreira dos Santos, e do procurador do Ministério Público do Trabalho na 15ª Região, Nei Messias Vieira. As várias autoridades destacaram em suas falas a importância da proximidade entre o juiz do trabalho e o público.
O presidente da Amatra XV, afirmou, na ocasião, que ”não pode haver valorização da Magistratura sem que o juiz se desencastele e se aproxime das outras instituições e das comunidades, para ouvir o clamor social e aperfeiçoar a prestação jurisdicional. Todas as instituições aqui representadas personificam poderes que, afinal, emanam do povo, nos termos da Constituição.”
TJC
Outra cinco turmas do projeto EJA de Campinas apresentaram seus trabalhos no anfiteatro do colégio, no segundo dia da culminância do projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania”, idealizado pela Anamatra e desenvolvido na 15ª Região da Justiça do Trabalho pela Amatra XV. Foram entregues à Secretaria de Educação de Campinas os certificados dos 148 professores que participaram do projeto e desenvolveram trabalhos relacionados ao Direito do Trabalho com cerca de 1,3 mil alunos das escolas municipais da cidade.
Para Feliciano, no próximo ano, a ideia da Amatra XV é que o TJC seja ampliado para atender mais alunos e professores de toda a 15ª Região da Justiça do Trabalho.