Tomaram posse na manhã do dia 16 de julho no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, os juízes substitutos Alexandre Silva de Lorenzi Dinon e Priscila Gil de Souza Murad. A cerimônia, realizada no Gabinete da Presidência, foi conduzida pela vice-presidente administrativo, Desembargadora Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho, representando o Presidente do Tribunal, Desembargador Fernando da Silva Borges. A solenidade reuniu desembargadores, juízes, além de amigos e familiares dos empossados.
Dentre os Desembargadores que participaram do evento, estavam Susana Graciela Santiso, Vice-Corregedora da 15ª, Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, Lorival Ferreira dos Santos, presidente do Regional no biênio 2014-2016, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, Helcio Dantas Lobo Junior, e Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa. Estiveram presentes também: o Juiz Marcus Menezes Barberino Mendes, Vice-Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - AMATRA XV, e os Juízes Auxiliares da Presidência, Levi Rosa Tomé, da Vice-Presidência Administrativa, Mauro César Luna Rossi, da Vice-Presidência Judicial, Renato Henry Sant'Anna e da Corregedoria Regional, Lúcia Zimmermann. Prestigiaram também a posse o Secretário-Geral da Presidência, Evandro Luiz Michelon, o Secretário-Geral Judiciário, Paulo Eduardo de Almeida e a Diretora-Geral Substituta Adriana Martorano Amaral Corsetti.
A Desembargadora Helena Rosa cumprimentou os presentes, deu as boas-vindas e desejou boa sorte aos empossados. Em seu discurso, a magistrada ressaltou a importância de os dois novos juízes virem para a 15ª com o propósito de permanecerem, o que, para ela, torna a prestação de serviço "mais eficiente e mais feliz". Ela também reforçou a importância da humildade e do comprometimento com a missão "sagrada" de julgar. "Estamos aqui para servir, esse é o nosso objetivo maior".
Em seguida, o Vice-Presidente da AMATRA XV, Juiz Marcus Barberino, saudou os magistrados e expressou seu desejo de que eles se sintam "parte do TRT-15" e honrados pelo objetivo comum de servir. Ele citou também o caso Shell/Basf, inovador na Justiça do Trabalho da 15ª, e que trouxe benefícios para mais de mil pessoas envolvidas no processo, para ilustrar o histórico do trabalho feito pelo Tribunal, reconhecido como uma Corte de magistrados cumpridores de seu dever e que "participam de uma unidade, ainda que na diversidade".
Oriundo do TRT-2 (SP), o Juiz Alexandre Silva de Lorenzi Dinon tomou posse como juiz do trabalho substituto, em virtude de permuta com a Juíza Rebeca Sabioni Stopatto. O magistrado, que deverá inicialmente trabalhar na circunscrição de Sorocaba, revelou que a vinda ao TRT-15 é uma "mistura de sentimentos, como alegria, felicidade, satisfação e ansiedade". Quanto ao seu trabalho como juiz, ele reconheceu que "não é só papel ou palavras, mas a vida de um trabalhador esperando uma resposta da justiça".
A Juíza Priscila Gil de Souza Murad, do TRT-24 (MS), também tomou posse como juíza do trabalho substituta por permuta com a Juíza Juliana Martins Barbosa. Em suas palavras, a magistrada, muito emocionada, afirmou que ama ser juíza do trabalho e não escondeu sua felicidade em integrar o TRT-15. Ela contou que foram quase três anos de espera para viver esse momento que, segundo ela, é uma "volta para casa", uma vez que seu marido, Juiz federal em Araçatuba, já mora naquela cidade.
Formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2003 e pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Anhanguera (Uniderp) em 2009, o Juiz Alexandre Dinon atuou como servidor técnico por oito anos no TRT-12 (SC) e, a partir de 2014, como juiz do trabalho substituto no TRT-2 (SP). Ele contou que o motivo da sua vinda para a 15ª foi a procura de melhor "qualidade de vida para a família".
Formada pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) em 2010, a Juíza Priscila Murad atuou como servidora nos TRT-12 (SC), TRT-4 (RS), TRT-9 (PR) até tomar posse como juíza do trabalho substituta em 2015, no TRT-24 (MS). Ela contou que também trabalhou no Banco do Brasil, como estagiária, e que foi lá que surgiu seu interesse pelo direito do trabalho.
*Notícia originalmente publicada no site do TRT-15 por Sarah Barros, Fotos de Julia Pereira
Juízes Alexandre Silva de Lorenzi Dinon e Priscila Gil de Souza Murad Tomam Posse no TRT-15
Cerimônia conduzida pela Desembargadora Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho