Na última quinta-feira, 26/11, o Juiz Adhemar Prisco da Cunha Neto recebeu o Título de Cidadão Araçatubense, concedido pela Câmara Municipal da cidade. A homenagem surgiu de um projeto de Decreto Legislativo assinado pela Vereadora Tieza Marques de Oliveira (PSDB) que visa reconhecer os relevantes serviços prestados ao município de Araçatuba (SP).
O Magistrado recebeu a honraria pelos serviços prestados durante oito anos à população, como titular da 1.ª Vara do Trabalho da cidade (de setembro de 2.011 a dezembro de 2.019) e como Coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência – JEIA local (de abril de 2.016 a dezembro de 2.019).
Durante a solenidade, que ocorreu virtualmente, o Dr. Adhemar Prisco da Cunha Neto foi homenageado por várias pessoas, entre elas, o Desembargador Lorival Ferreira dos Santos, alguns Juízes do Trabalho com quem trabalhou, a Procuradora do Trabalho de Araçatuba, Advogados da cidade, Servidores da 1ª VT de Araçatuba, familiares e amigos.
Visivelmente emocionado com os depoimentos, o Juiz, em seu discurso, contou que desde que assumiu a Vara Trabalhista em Araçatuba muitas foram as parcerias firmadas com os Poderes Legislativo e Executivo, “aos quais agradeço muito. Tenho um carinho muito grande por essa terra, que acolheu minha família, onde fiz amigos e agora me reconhece como um filho. Sou muito grato a Araçatuba”. E completou: “Vou guardar mais que um título. Mais do que uma placa, vou guardar a cidade em meu coração”.
Para a Vereadora Tieza Marques de Oliveira, o Magistrado foi além de suas obrigações funcionais: “suas decisões fizeram e continuarão fazendo por muito tempo a diferença na vida de toda uma comunidade, não apenas a nossa, mas de toda uma região. Como Assistente Social e agora como Vereadora, eu conheço as dificuldades das entidades e dos programas públicos de atendimento aos mais vulneráveis”.
Breve currículo do homenageado
Adhemar Prisco da Cunha Neto é natural de São José dos Campos (SP), graduado em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba (1996) e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É casado com Flávia Beatriz Rodrigues Prisco da Cunha e pai de Nicole.
Antes de ser Juiz do Trabalho, ele atuou como Auxiliar Judiciário nos Tribunais Regionais do Trabalho da 15.ª e da 2.ª região, nos quais ocupou diferentes cargos, entre eles o de Secretário de Audiência, Assistente de Juiz e Assessor de Desembargador. Em 1999, ingressou na Magistratura.
Projeto Cidadão Aprendiz
Adhemar Prisco da Cunha Neto foi um dos idealizadores e realizadores do projeto Cidadão Aprendiz de Araçatuba , parceria firmada por instituições públicas para, entre outras ações, garantir a inserção social de jovens da Fundação CASA por intermédio de contratos de aprendizagem.
A iniciativa conta com a participação do TRT-15, pelos trabalhos do JEIA local, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ministério Público de São Paulo, Fundação CASA, Município de Araçatuba, Secretaria do Trabalho do Ministério da Fazenda e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
Para ver a solenidade, acesse o canal do Youtube da Câmara de Vereadores de Araçatuba, clique aqui.
Com informações da Câmara dos Vereadores de Araçatuba e TRT-15
Juiz do Trabalho recebe honraria máxima da Câmara Municipal de Araçatuba
Adhemar Prisco da Cunha Neto foi titular da 1ª Vara do Trabalho de Araçatuba, Coordenador do Juizado Especial da Infância e da Adolescência - JEIA e desenvolveu projetos sociais na cidade.