Na última segunda-feira, 15/3, a Juíza Renata Gil de Alcântara Videira, Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB assumiu, pelos próximos 6 meses, a Coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público – FRENTAS. O evento foi realizado em formato “on-line” devido às restrições sanitárias, mas há previsão de nova solenidade, em formato presencial, quando os índices de contágio do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) o permitirem.
A Coordenação da FRENTAS estava a cargo do Promotor de Justiça Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares, Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP. Na despedida, ele destacou a honra de conduzir a Frente Associativa. “Durante este ano de mandato, tenho certeza de que o nosso trabalho engradeceu o Ministério Público e a Magistratura. A união das lideranças associativas fortalece as carreiras de Estado e, portanto, a própria democracia e o sistema de Justiça como um todo. A próxima Coordenadora pode contar com o apoio da CONAMP. Desejo sucesso ao mandato que se inicia”.
Renata Gil de Alcântara Videira iniciou sua fala homenageando os 278 mil mortos pela COVID-19 no Brasil. Lembrou que mesmo com a pandemia e o isolamento social, o sistema de Justiça não parou e entregou mais de 1,2 bilhão de movimentos processuais. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, desde o início da pandemia até o dia 14/3 deste ano, já são 26,4 milhões de sentenças e acórdãos, 40,6 milhões de decisões e 67,9 milhões de despachos. Os Tribunais também destinaram R$ 749,4 milhões em recursos para o combate à Pandemia.
Ainda em seu discurso, a Magistrada destacou a importância do movimento associativo e de defender as prerrogativas das Carreiras de Estado. “Nós somos os verdadeiros guardiões da sociedade e eu espero que, na FRENTAS, consigamos criar as melhores estratégias de comunicação e de atuação no Congresso Nacional. Também lutaremos por nossas prerrogativas, que são garantidas pela Constituição Federal, para termos sucesso na nossa gestão”, enfatizou.
Também participaram da cerimônia: a Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho – ANAMATRA, Noemia Aparecida Garcia Porto; o Vice-Presidente da ANAMATRA, Luiz Colussi; a Secretária-Geral da AMB, Julianne Marques; o Presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar – ANMPM, Edmar Jose de Almeida; o 1.º Vice-Presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim; o Secretário-geral da CONAMP, Romão Ávila Mihan Junior; o Presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – AMPDFT, Trajano Melo; o Presidente da Associação dos Magistrados –AMAGIS/DF, Sebastião Coelho; o 1.º Vice-Presidente da AMAGIS/DF, Carlos Martins; o Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega; o Presidente da Associação dos Juízes Federais – AJUFE, Eduardo Brandão; o Presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT, José Antônio Vieira; e a Vice-Presidente da ANPT, Lydiane Machado e Silva.
FRENTAS: AMB assume coordenação da Frente Associativa
Presidente da Associação Nacional e atual Coordenadora, Renata Gil de Alcântara Videira destaca a importância do movimento associativo e de defender as prerrogativas das Carreiras de Estado.