A exposição "O trabalho é uma arte" realizada pelo SindiVarejista, com apoio da AMATRA XV através do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, do Sesc, do SENAC e da Prefeitura de Campinas, abriu, na manhã do dia 03 de dezembro, os eventos que marcam o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Campinas. Os 16 painéis produzidos pelos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA), durante oficina de grafite, estão expostos no Paço Municipal da Prefeitura.
Uma cerimônia de abertura foi realizada no local com a presença da Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV, Juíza Cristiane Montenegro Rondelli, da Presidente do SindiVarejista, Doutora Sanae Murayama Saito, da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Doutora Emmanuelle Alkmin, do Gerente do SENAC Campinas, Senhor João Alves e pelo Vereador Jorge dos Santos Montanari.
Os painéis foram grafitados por alunos jovens e adultos da rede pública durante oficina sob a orientação do artista plástico campineiro Gustavo Nénão. A oficina foi fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto Conexão Social SindiVarejista, vinculado ao Programa TJC – Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV, com um grupo de 20 alunos – entre 15 e 66 anos - da escola municipal Pierre Bonhomme, na Vila Industrial. Com as mais variadas histórias de vida, vulnerabilidade social e alguns com deficiências intelectual e auditiva, os estudantes mergulharam no mundo do grafite por meio de palestras e da oficina dividida em quatro encontros.
A Juíza do Trabalho, Doutora Cristiane Rondelli, agradeceu a parceria com a Prefeitura pelas Secretarias de Educação e de Deficiência e com o SindiVarejista. “Nessa ação trabalhamos os conceitos de Trabalho, Justiça e Cidadania de uma maneira única e igual para todos, buscando, além de dar noções de direito e cidadania a uma população que nem sempre tem essa oportunidade, integrar e acolher todos os participantes com foco no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana”.
O Programa TJC, realizado pela AMATRA XV, sempre destacou a importância da atuação do cidadão ativo na sociedade, trabalhando com as escolas não apenas informações sobre Direito do Trabalho, mas também de cidadania e conceitos de inclusão social, tanto de pessoas menos favorecidas, quanto de portadores de deficiência.
A mostra "O trabalho é uma arte" já foi vista por dezenas de pessoas em sua passagem pelo Senac e pelo Fórum Trabalhista de Campinas e fica até o final deste mês na Prefeitura de Campinas.
Com informações do SindiVarejista
Exposição de grafite, apoiada pelo Programa TJC, abre eventos do Dia da Pessoa com Deficiência
A mostra: