Semana passada, nos dias 6 e 7/11, a Juíza Paula Araújo Oliveira Levy e a Advogada Ana Cristina Alves, respectivamente, ministraram palestra para alunos da Educação de Jovens e Adultos, em Indaiatuba e Campinas. O encontro faz parte da agenda de atividades do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC”. Ambas as palestras abordaram a importância da Justiça do Trabalho e a efetivação dos direitos sociais.
Em Indaiatuba
Para Juíza Paula Araújo Oliveira Levy, o TJC é um projeto muito bonito e importante por ser o momento em que o Judiciário está em contato direto com a sociedade. “E, ainda mais no EJA, onde há pessoas que são economicamente ativas, ou mesmo aposentadas, mas que levam esse conhecimento para suas famílias e pessoas de seu convívio social. São informações que se propagam e que acabam auxiliando muitas pessoas”, disse a Magistrada.
Paula Araújo Oliveira Levy disse que poucas vezes participa de eventos como esse por conta da agenda usualmente bastante comprometida. “Sempre recuso a participação em palestras porque nossa vida é bastante corrida. Mas quando fiquei sabendo desse projeto eu pensei, no mesmo momento, que tinha que conseguir um tempinho do meu dia a dia para me dedicar a essas pessoas. Na escola de Indaiatuba, eu senti de perto como as pessoas precisam de informação. Ela pode até chegar (informação), mas, na maioria das vezes, é distorcida”, comentou.
A Juíza fez uma explanação em linguagem simples e direta. Na sequência, respondeu as questões apresentadas pelos alunos. “Percebi que temos que tornar o Judiciário mais acessível. Eles acham complicado. Salientei que eles não devem ter medo de buscar seus direitos na Justiça quando se sentirem lesados. Também expliquei outras formas de buscar a solução de conflitos trabalhistas do cotidiano. Citei os sindicados e Ministério Público do Trabalho. Foi muito prazerosos viver essa troca de experiências, escutá-los fora do ambiente da audiência”, encerrou.
Contando com a parceria da advocacia em Campinas
A Advogada Ana Cristina Alves ministrou palestra em Campinas. Na percepção dela, o trabalho desenvolvido pela AMATRA XV, através do TJC, é de grande relevância para toda a sociedade. “Levar à população o conhecimento sobre os direitos fundamentais e como exercê-los, além da importância da Justiça do Trabalho, é garantir não apenas o exercício da cidadania, mas também garantir a democracia”, disse.
Em sua palestra, a Advogada falou sobre a Constituição Federal e os direitos sociais, explicando como os trabalhadores podem agir no caso de violação destes direitos. Demonstrou a importância das Instituições que lidam com o Direito do Trabalho, ressaltando a Justiça do Trabalho, cuja atuação é uma forma de garantir a concretização dos direitos fundamentais. Falou, também, da importância do conhecimento “e que todos os presentes podem e devem lutar por melhorias nas condições de trabalho”.
Os participantes demonstraram grande interesse, fazendo diversos questionamentos sobre variados temas.
Saiba mais sobre o TJC
O TJC é um Projeto criado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA e executado regionalmente pelas AMATRA´s. Tem como principal objetivo a difusão de conhecimentos sobre cidadania e noções básicas de direito. Especialmente, mas não exclusivamente, junto à rede pública de ensino. É composto de 3 etapas:
a) capacitação: momento em que são ministradas palestras aos Professores, para que possam iniciar as atividades com os alunos;
b) desenvolvimento: quando são realizadas as atividades na escola; nessa etapa, também há palestras aos alunos, momento de maior envolvimento do voluntário com os destinatários do Programa;
c) culminância: uma grande conclusão desse ciclo; os alunos fazem exposições dos trabalhos realizados na segunda etapa e, em alguns casos, apresentações (quando há concursos culturais).
Você pode atuar na primeira e na segunda fase do TJC. As palestras abordam direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania, observando o roteiro estabelecido pela AMATRA XV, sempre de forma acessível aos presentes. O conteúdo é adaptado regularmente, observando orientações da ANAMATRA e as necessidades de cada parceiro.
Até o final deste ano, cerca de 2.300 alunos da rede municipal de ensino e de turmas da EJA devem participar das atividades desenvolvidas em Aparecida, Indaiatuba, Sorocaba e Campinas.
Venha trabalhar conosco em favor da conscientização dos direitos e deveres básicos do cidadão, da integração do Judiciário com a sociedade e da promoção do desempenho qualificado da cidadania.
Clique aqui para assistir nosso vídeo institucional.
Clique nos links a seguir para nos acompanhar em nossas redes sociais: Facebook e YouTube
Estudantes de Indaiatuba e Campinas recebem palestra do TJC
Juíza Paula Araújo Oliveira Levy e a Advogada Ana Cristina Alves ministraram palestras para alunos da Educação de Jovens e Adultos