O Presidente da AMATRA XV, Juiz César Reinaldo Offa Basile, compôs a mesa de abertura da 3.ª Turma do Encontro de Magistrados Vitalícios e Gestores de Unidades de 1.º Grau. Com o tema “Traçando caminhos para a gestão na 1.ª instância: execução, saúde e relações do trabalho”, a atividade contou com cerca de 170 participantes e aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro.
Na oportunidade, César Reinaldo Offa Basile disse estar “animado e na expectativa de um Encontro muito produtivo”, apontando que os temas em debate “nos são muito caros e importantes”. Ele frisou a importância da “troca de experiências” e da “busca de soluções”, anotando que “embora o TRT/15.ª Região seja gigante e um orgulho para todos nós que o integramos, problemas existem e podem ser solucionados em um evento como esse, no qual temos a oportunidade de falar e de sermos ouvidos”.
A Presidente do TRT/15ª. Região, Desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes afirmou ter “a convicção de que somos essenciais à sociedade, somos fortes e estamos unidos”, e acrescentou: “que não nos assombrem as velhas histórias de extinção da Justiça do Trabalho, ou da falta de orçamento para a contraprestação de nossas atividades. E que não nos adoeçam as metas e cobranças. Façamos o possível. E o possível para nós da 15.ª Região, apesar das adversidades, é sempre o melhor”.
A Vice-Presidente Administrativa do TRT/15.ª Região, Desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, apontou para o aumento do número de pessoas com doenças mentais na sociedade contemporânea e questionou: “quem já não conviveu com um familiar, amigo ou colega de trabalho vitimado por algum dos quadros relacionados aos transtornos mentais ou comportamentais?” Disse ainda que “o medo e a apreensão nos rondam”, com exemplos de notícias amplamente divulgadas pela mídia que colocam Magistrados e Servidores em estado de preocupação contínua, como a de que da Justiça do Trabalho é deficitária e será extinta. “Nesse cenário de adversidades, com restrições orçamentárias e pressão no trabalho, nossa vontade e nossa potência podem sofrer abalos de diversas ordens”, frisou.
Também compuseram a mesa: o membro do Conselho Consultivo e Diretor em exercício da EJUD 15, Desembargador Ricardo Regis Laraia; o Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da Mackenzie-Campinas, Professor Gilson Alberto Novaes, e a Filósofa Viviane de Souza Mosé, que ministrou a palestra de abertura.
O Juiz do Trabalho do TRT/3.ª Região, Marcos Vinícius Barroso, abordou o tema “Execução de ofício, desconsideração da personalidade jurídica e meios de defesa do sócio/Reunião de execução e uso de recurso disponíveis”. Fechando, assim, o primeiro dia de atividade.
O segundo dia teve início com painel sobre “A atuação do CEJUSC e da Divisão de Execução”, a cargos dos Juízes do Trabalho Kathleen Mecchi Zarins Stamato e Paulo Eduardo Belloti.
Na sequência, as atividades com Lis Andréa Soboll (“Saúde e relações humanas no trabalho: orientações práticas para gestão”), envolvendo dinâmicas de grupos com moderação e facilitação gráfica da Equipe de Mirá-Design de Ideias. Ao final, os grupos expuseram suas conclusões, seguindo-se amplo debate entre os presentes.
Ao final, os grupos expuseram suas conclusões seguindo-se amplo debate entre os presentes. Coordenaram esta última atividade acadêmica os Magistrados: Desembargador Ricardo Regis Laraia, Juízes Renato Henry Sant’Anna e Álvaro dos Santos.
Com informações do TRT/15.ª Região.
Clique na galeria abaixo para ver as fotos.
Encontro de Magistrados Vitalícios e Gestores de Unidades de 1.º Grau
Evento foi realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2.019