No dias 7 e 8/7, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ realizará o Seminário Questões Raciais e Poder Judiciário voltado a reflexões acerca do enfrentamento do racismo estrutural que se manifesta também institucionalmente no sistema de justiça. As inscrições poderão ser feitas até hoje, 3/7 (acesse link abaixo).
A atividade tem apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - ANAMATRA, da Associação dos Juízes Federais do Brasil - AJUFE e dos coordenadores do Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros – ENAJUN.
Segundo Noemia Aparecida Garcia Porto, Presidente da ANAMATRA, ”existe um mito de uma sociedade miscigenada e, portanto, não racista. A realidade, no entanto, é de um racismo estrutural que se reflete na ausência da diversidade dentro do próprio Poder Judiciário. Por isso, o evento carrega a relevância de conferir visibilidade a este debate”, afirma a Magistrada.
Para Renata Gil Alcantara Videira, Presidente da AMB, a realização de um seminário com essa temática é essencial e “como guardião dos direitos fundamentais, o Poder Judiciário precisa discutir soluções para as questões raciais e contribuir para reduzir a desigualdade de oportunidades para a população negra brasileira. Todos pela inclusão”.
Estão programados painéis temáticos com abertura para debates e perguntas. Todas as atividades do evento acontecerão por meio da plataforma Cisco Webex e pelo canal do CNJ no Youtube. Os participantes inscritos que acessarem a plataforma Cisco Webex receberão certificados.
Inscrição para o evento, clique aqui.
Informações gerais sobre o Seminário, clique aqui.