Na última quinta-feira, 19/8, a Escola Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região – ESMAT 15 promoveu o Webinar: “Receita Sindical e o Papel da Justiça do Trabalho”.
A primeira exposição ficou a cargo do Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – TRT8 (PA/AP), Georgenor de Sousa Franco Filho. Em sua fala, o magistrado abordou diversas questões jurídicas e aspectos relacionados às formas de contribuição sindical, contribuição confederativa, mensalidade sindical, contribuição assistencial, as formas de recuperação de receita, contribuição inominada e o papel da justiça do trabalho.
A segunda palestra foi ministrada pelo Advogado Antonio Carlos Aguiar. Na oportunidade, o professor contextualizou o direito digital do trabalho, as demandas da sociedade em evolução, das relações de trabalho e a representatividade sindical. Falou das soluções tecnológicas, da inteligência artificial, do trabalho digital, dos impactos das novas tecnologias na atuação sindical, dos desafios das negociações sindicais e os sistemas de relações coletivas.
Para a Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, Coordenadora do Conselho Acadêmico da ESMAT 15, “estamos vivendo um novo momento e, tudo o que não se quer é olhar para trás. Se voltarmos de onde viemos, vamos aumentar a distância, comprometer a legitimidade e a representatividade do sindicato. E o sindicato faz muita falta, ele pode construir muitas soluções”, disse.
Na sequência, a Diretora da ESMAT 15 em exercício, Juíza Regina Rodrigues Urbano, agradeceu a presença de todos e elogiou a exposição dos convidados. “Realmente, creio que precisamos aprender a pensar fora da caixinha. É um novo tempo para todos”, encerrou.
Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.
ESMAT 15: Webinar aborda a Receita Sindical e o Papel da Justiça do Trabalho
As exposições foram feitas pelo Desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho (TRT8) e pelo Advogado Antonio Carlos Aguiar