Na sexta-feira, 6/5, em alusão ao Dia do Trabalho, a Escola Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - ESMAT 15 promoveu o Seminário Internacional “Análises críticas sobre o futuro do Direito do Trabalho”. O vídeo do evento já teve mais de 100 visualizações na plataforma Youtube. Para ver ou rever o seminário, clique aqui.
A atividade contou com a exposição do Professor do Departamento de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal), Carlos Carranho Proença, que fez análise histórico-comparativa da legislação portuguesa com destaque para os princípios do favor laboratoris como critério de determinação das normas prevalentes em caso de concurso de fontes.
Na sequência, a Advogada e Pós-Doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (Portugal), Carolina Tupinambá Faria, abordou os debates mais atuais sobre Direito do Trabalho e modernidade.
A abertura e encerramento do evento ficou a cargo do Diretor-Geral da ESMAT 15, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro. Para o magistrado, “duas abordagens muito diferentes e interessantes sobre o Direito do Trabalho, mas que se entrelaçam. Saímos daqui com grandes indagações para tentar lidar com um futuro tão disruptivo".
A Coordenadora Pedagógica da Escola, Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, fez a apresentação dos palestrantes e perguntas após as explanações.
ESMAT 15: Seminário Internacional discute o futuro do Direito do Trabalho
Os expositores foram o Professor universitário Português, Carlos Carranho Proença, e a Advogada, Pós-Doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (Portugal), Carolina Tupinambá Faria