Na última sexta-feira, 17/1, membros da Diretoria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região – AMATRA XV e uma associada, fizeram visita técnica e institucional à única fábrica da Hyundai no Brasil, localizada em Piracicaba - SP.
Para o vice-Presidente da AMATRA XV, Juiz Alexandre Alliprandino Medeiros, a atividade foi positivamente impactante em vários aspectos, que abrangeram não somente um criterioso plano de repasse de informações durante o percurso por vários setores do parque industrial quanto o cuidado com a recepção, transporte, alimentação e acompanhamento pessoal de pessoas pelo corpo jurídico da empresa. “Na oportunidade, além de visualizar todos os processos da fabricação dos veículos HB20 e Creta, foram prestadas informações relevantes sobre a administração do corpo funcional direto e indireto, suas organizações de trabalho e processos de qualificação, e mesmo questões de certificação da empresa para fins de trânsito aduaneiro de exportação de veículos”, disse.
De acordo ele, com certeza, o evento serviu para o engrandecimento pessoal dos associados que dele participaram, seja no plano funcional, seja no pessoal. “Seria importante estimular mais visitas de associados, mais pessoas. Foi contagiante constatar o prazer que as pessoas da Hyundai têm em receber visitas, e mais, o envolvimento emocional, positivo, que elas têm com a empresa”, contou.
O Diretor de Comunicação e Informática, Juiz Maurício Bearzotti de Souza, também avaliou a visita bastante proveitosa, pois permitiu visualizar todas as etapas da produção, ora automatizadas ora não. “Boa parte das tarefas são executadas por robôs. É como caminhar pelas páginas dos livros de Economia do Trabalho quando abordam Fordismo-Taylorismo (produção em série) e Toyotismo (produção conforme a demanda e descentralizada, trabalhador multitarefas etc.). Recomendo muito, não apenas àqueles que se interessam por automobilística, mecânica, engenharia e tecnologia em geral, mas, sobretudo, aos estudiosos do Direito do Trabalho: é a indústria do futuro, que pode repercutir, também, em outros segmentos", disse.
A visita, que durou cerca de 4 horas, contou com a recepção do Departamento Jurídico da empresa; almoço no refeitório; apresentação dos novos modelos de carros; explicações sobre prêmios nacionais e internacionais; exibição de vídeos e visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e à planta da fábrica.
Para a Juíza Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, Coordenadora do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania - TJC”, a visita foi bastante produtiva, pois, “além de conhecer melhor os projetos desenvolvidos pela empresa-parceira, pudemos conhecer melhor o seu processo produtivo e o modelo de gestão inspirado na cultura coreana”, disse.
De acordo com Eduardo Hiroshi Hirano, Gerente Sênior do Departamento Jurídico da Hyundai, há alguns anos a instituição dispõe de um programa institucional voltado para a comunidade. “Através dessa atividade já recebemos cerca de 40 mil pessoas. A Hyundai está de portas abertas para a sociedade”, afirmou.
A Hyundai Motor Brasil possui 10 fábricas no mundo e 7 delas fora da Coreia do Sul. No Brasil, a fábrica é responsável por produzir os modelos HB20 e ocupa uma área total de 1.390.00m², sendo 130.600m² de área construída.
Parceria
A AMATRA XV e a Hyundai Motor Brasil possuem convênio referente ao patrocínio do TJC desde 2.017. Ano passado, o programa beneficiou 2.300 alunos de escolas públicas de cidades do interior de São Paulo.
O programa foi criado em 2.004 pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA e, executado regionalmente pelas AMATRA´s. A AMATRA XV integra esse projeto desde 2.007.
Segundo Lady Ane Della Rocca, “a Hyundai é uma importante apoiadora do programa TJC e manter um programa institucional de visitas que permite uma aproximação com a sociedade é se alinhar com a proposta de desenvolvimento da cidadania buscada pelo programa TJC”, afirmou.
Certificação de Boas Práticas de Trabalho Decente
Em conformidade com a legislação brasileira a Hyundai é certificada com o Diploma de “Boas Práticas de Trabalho Decente”, concedido pela Secretaria de Emprego e Relações Trabalhistas do Estado de São Paulo - SERT.
A certificação tem como base o conceito criado pela Organização Internacional do Trabalho - OIT, agência das Nações Unidas que promove o acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.
Também visitaram a planta da fábrica da Hyundai Motor Brasil os juízes: Sérgio Polastro Ribeiro, Diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos; Rafael de Almeida Martins, Diretor Regional de Campinas; Débora Wust de Proença, Comissão de Prerrogativas e Natália Scassiotta Neves Antoniassi, Juíza do Trabalho Substituta Natália Scassiotta Neves Antoniassi.
Agradecimentos especiais ao Eduardo Hiroshi Hirano, Gerente Sênior do Departamento Jurídico; a Beatriz Afonso Pina, supervisora do Departamento Jurídico em Piracicaba e ao Marcos Fonseca Oliveira, Diretor de Produção.
Confira mais fotos na galeria abaixo.
Diretoria da AMATRA XV visita fábrica da Hyundai
As instituições são parceiras no programa “Trabalho, Justiça e Cidadania - TJC” desde 2.017