Por Waldir Pecht Junior
As desembargadoras do TRT-15 Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla e Tereza Aparecida Asta Gemignani receberam o prêmio “A Arte da Magistratura 2011”, na categoria Literatura, em evento no último dia 3 de fevereiro, no auditório da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), em São Paulo.
A desembargadora Ana Amarylis obteve o nono lugar com a crônica “Toga Vazia”. “Sempre gostei de escrever literatura, é uma paixão. Já tenho material para publicar meu terceiro livro, com contos, crônicas e poemas. Além disso, escrevo sobre qualidade de vida. É muito gratificante, pois as pessoas gostam de aprender a viver melhor”, afirma a magistrada, que reverte toda a renda de suas publicações para entidades assistenciais.
A desembargadora Tereza Asta obteve a décima colocação com o texto "O Segredo de seus Olhos", seu primeiro trabalho no ramo literário. "Fui convidada pela Escola Judicial do TRT-8 (Pará e Amapá) para ministrar palestra aos juízes do trabalho em Belém e Santarém. No final de semana tive a oportunidade de conhecer o local onde se encontram os rios Tapajós e Amazonas. O Tapajós é um rio verde, transparente, tranquilo, enquanto o Amazonas é barrento, marrom, vigoroso. Por um longo trecho, eles caminham lado a lado, até se encontrarem. É uma beleza impressionante e me inspirou a escrever o texto, fazendo uma analogia com a cor dos olhos e o perfil psicológico de duas pessoas", conta a desembargadora.
Criado em 2009 nas categorias Artes Plásticas e Literatura, o prêmio tem como objetivo reconhecer o talento e a dedicação de magistrados que encontram na arte uma forma de expressar suas visões de mundo, incentivando a prática artística como agente anti-estresse no exercício da magistratura.
O prêmio é promovido pela Academia Paulista de Magistrados (APM) e pelo Jornal da Justiça, tendo como parceiros oficiais o TRT-15, o TRT-2 (SP), o TRT-3 (MG), o Escola Paulista da Magistratura (EPM), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Apamagis. A Rede Record de Televisão, Unimed Brasil, Banco BNP Paribas e Gol – Linhas Aéreas são os patrocinadores da iniciativa.
Com informações do TRT-15