Recentemente, a Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, Diretora Cultural e de Cidadania da AMATRA XV e Coordenadora Pedagógica da ESMAT 15, foi indicada pelo Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - ENAMAT, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, para ser a representante da instituição no Observatório Excelências Femininas.
O grupo foi instituído pelo TST e pela ENAMAT com o intuito de inserir um olhar institucional a respeito da participação das mulheres na Justiça do Trabalho, propiciando reflexões e propondo ações concretas. "Fiquei muito feliz e lisonjeada com a nomeação, pela oportunidade de contribuir para incentivar a maior participação feminina no Poder Judiciário, em cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU, especialmente o ODS 5, que visa acabar com todas as formas de discriminação contra mulheres, fazendo valer seus direitos fundamentais à liberdade e igualdade", ressaltou a Desembargadora Tereza Asta.
O Observatório será presidido pelo Presidente do TST, Ministro Emmanoel Pereira, coordenado pela Ministra Morgana Richa e contará, ainda, com a participação da Juíza Ana Paula Saladini, da Vara do Trabalho de Cambé (PR).
A iniciativa, formalizada no Ato Conjunto nº 1/TST.ENAMAT.GP, leva em consideração a Resolução 255 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que criou a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina do Poder Judiciário em 2018 e determina que todos os ramos e unidades da Justiça devam adotar medidas para assegurar a igualdade de gênero no ambiente laboral.
Com informações do TST e TRT-15
Desembargadora Tereza Asta é indicada para integrar o Observatório Excelências Femininas
O grupo de trabalho instituído pelo TST e pela ENAMAT promoverá ações de igualdade de gênero na Justiça do Trabalho