A partir da próxima segunda-feira, 8/3, a Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, do Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região – TRT-15, passará a compor a 8.ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho – TST.
Conforme Ato SEGJUD.GP 37, de 1/3/2.021, subscrito pela Presidente do TST, Ministra Maria Cristina Peduzzi, Tereza Aparecida Asta Gemignani atuará em substituição ao Ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, que se aposenta na próxima sexta-feira, 5/3. A convocação perdurará até 1.º/7 ou, caso ocorra antes, a posse do Ministro que suceder Márcio Eurico Vitral Amaro.
Em uma feliz coincidência, a convocação tem início na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Para Tereza Aparecida Asta Gemignani, é um momento de profunda felicidade e gratidão. “Depois de 32 anos de Magistratura, vividos com muita intensidade, seriedade, compromisso e amor pelo Direito do Trabalho, quero agradecer a Ministra Maria Cristina Peduzzi, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, pela oportunidade de atuar como convocada para compor a 8.ª Turma do TST”, comenta a Desembargadora.
Segundo o Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região – AMATRA XV, Juiz César Reinaldo Offa Basile, “a escolha da Associada Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani para compor a 8.ª Turma do TST, além de ser motivo de muito orgulho para a nossa Associação, enaltece e prestigia, com extrema justiça, a brilhante carreira profissional de uma Magistrada que, além das mais admiráveis virtudes diretivas, agrega pacificação social e excelência no exercício da jurisdição, sempre com valiosas contribuições acadêmicas”.
Atuação no TRT-15
Magistrada do Trabalho desde 1.988, Tereza Aparecida Asta Gemignani participa atualmente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e integra a 1.ª Câmara e a Sessão de Dissídios Coletivos – SDC. Em gestões anteriores, foi Vice-Presidente Judicial (biênio 2.018/2.020) e Vice-Diretora da Escola Judicial – EJUD-15 (biênio 2.012/2.014). Ainda, presidiu a 1.ª Turma no biênio 2.008/2.010.
Associativismo
A Desembargadora participa do atual Conselho Acadêmico da Escola Associativa dos Magistrados do Trabalho da 15.ª Região – ESMAT 15. Compôs a chapa eleita (“14 BIS”) e será a próxima Diretora Cultural e de Cidadania da AMATRA XV (biênio 2.021/2.023).
Uma carreira exitosa no meio acadêmico e na Magistratura
Tereza Aparecida Asta Gemignani é Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo – USP, contando com Especialização em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
Ocupa a cadeira n.º 70 de uma das mais tradicionais e respeitadas instituições voltadas ao estudo do Direito e do Processo do Trabalho, a Academia Nacional de Direito do Trabalho – ANDT, atualmente presidida pelo Ministro do TST, Alexandre de Souza Agra Belmonte (relembre notícia da eleição da Desembargadora, publicada no site da AMATRA XV, clicando aqui).
Integrou a Comissão Executiva do 1.º Concurso Nacional para Ingresso na Magistratura do Trabalho (2.017/2.018) e, desde dezembro/2.020, coordenara o Comitê Científico de Assessoramento e Pesquisa da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT, tendo sido indicada pela Diretora da Instituição, Ministra Dora Maria da Costa (rememore a notícia publicada no site da AMATRA XV clicando aqui).
Ainda, em novembro/2.020, por indicação do Presidente do Supremo Tribunal Federal – STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Ministro Luiz Fux, é a representante dos Tribunais Regionais do Trabalho – TRTs no Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário do CNJ.
A AMATRA XV e a ESMAT 15 parabenizam Tereza Aparecida Asta Gemignani e externam seus votos de muito sucesso nesse novo e honroso desafio, certas de que, como de costume, a Desembargadora deixará um legado de trabalho intenso e debates científicos qualificados, muito contribuindo para o Direito, o Processo e a Justiça do Trabalho de nosso País.
Para ler o currículo de Tereza Aparecida Asta Gemignani, clique aqui.
Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani comporá a 8.ª Turma do TST
Convocação decorre da aposentadoria do Ministro Márcio Eurico Vitral Amaro e perdurará de 8/3 a 1.º/7 (ou até a posse do sucessor). A Desembargadora participa do Conselho Acadêmico atual da ESMAT 15 e integrará a próxima Diretoria