A desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, do Tribunal Regional do TRabalho da 15ª Região (TRT-15), foi eleita no dia 22 de junho para ocupar a cadeira nº 70 da Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT). A magistrada ocupará a vaga deixada pelo advogado e juiz do trabalho aposentado do TRT-9 (PR), Julio Assumpção Malhadas, falecido em julho de 2009.
A ANDT foi fundada em 1978, no Rio de Janeiro, pelo advogado carioca Joaquim Custódio de Azevedo Bouças e um grupo de juristas, e tem como principal objetivo estudar o Direito do Trabalho e aperfeiçoar e difundir a legislação trabalhista, mediante cursos, simpósios e conferências.
O primeiro presidente da Academia foi o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Arnaldo Lopes Süssekind, único signatário ainda vivo da Consolidação da Leis do Trabalho (CLT) original, de 1943. Tendo como patronos o ministro Luiz Gallotti – presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) entre os anos 1966 e 1969 – e o professor Antônio Ferreira Cesarino Júnior, dois grandes nomes do Direito brasileiro, a entidade conta hoje com 100 acadêmicos de diversos estados, entre magistrados, advogados, membros do Ministério Público e professores universitários. Desde março deste ano, a ANDT é presidida pelo advogado Nelson Mannrich, livre-docente e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Entre outros, integram a ANDT atualmente os acadêmicos Almir Pazzianotto Pinto, Amauri Mascaro Nascimento, Arion Sayão Romita, Carlos Alberto Reis de Paula, Estêvão Mallet, Evaristo de Moraes Filho, Irany Ferrari, Ives Gandra da Silva Martins Filho, João Oreste Dalazen, Luiz Carlos Amorim Robortella, Marco Aurélio Mello, Pedro Benjamin Vieira, Pedro Paulo Teixeira Manus, Raimundo Simão de Melo, Tarso Genro, Vantuil Abdala e Wagner Giglio.
Natural de Campinas, Tereza Asta ingressou na Magistratura Trabalhista em 1988, aprovada no primeiro concurso público realizado pelo TRT-15, sendo promovida a desembargadora da Corte em julho de 2006. Doutora em Direito do Trabalho pela USP, é autora de vários artigos jurídicos publicados em revistas especializadas de todo o País. Atualmente, preside o Conselho Editorial da Revista do TRT da 15ª Região e é diretora regional do Fórum Amplo Nacional Permanente em Defesa da Preservação Documental da Justiça do Trabalho. (Com informações da ANDT e do TRT-15)