Semana passada, o Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, do Tribunal Regional da 24ª Região – TRT 24 (MS), foi indicado pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para ocupar a vaga de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho - TST aberta em decorrência da aposentadoria do Ministro Márcio Eurico Vitral Amaro.
De acordo com o artigo 111-A da Constituição da República, o Magistrado será sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, e, posteriormente, sua indicação será submetida ao Plenário do Senado.
Listra Tríplice
O nome do Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior foi um dos três escolhidos pelo Pleno do TST, no dia 19 de abril, para compor a lista tríplice para preenchimento de vaga de ministro destinada à magistratura de carreira. Também concorriam, as Desembargadoras Jane Granzoto (TRT 2 - SP) e Morgana Richa (TRT 9 - PR).
Perfil
Natural de Curitiba (PR), Amaury Rodrigues Pinto Junior é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Em 1989, ingressou na magistratura como Juiz do Trabalho Substituto do TRT 10. Presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento (atualmente Varas do Trabalho) de Mundo Novo e Campo Grande (MS) e dirigiu o Foro de Campo Grande. Em 2001, foi promovido, por merecimento, a Desembargador do TRT 24 e presidiu a corte no biênio 2006/2008, sendo o atual Presidente, no biênio 2020/2021.
Com informações do TST
Desembargador do TRT 24 é indicado para cargo de Ministro do TST
O Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior é o atual Presidente do TRT 24 (MS)