Por Waldir Pecht Jr.
O Desembargador Flávio Allegretti de Campos Cooper, do TRT-15, se reuniu no dia 24 de agosto com a Diretoria da Amatra XV para tratar de problemas e propostas para a Justiça do Trabalho da 15ª Região. Cooper será candidato à presidência do TRT-15 nas eleições do final do ano.
Para o presidente da Amatra XV, juiz Guilherme Guimarães Feliciano, a reunião não poderia ter sido mais proveitosa: discutiram-se temas tão relevantes quanto as convocações extraordinárias e a necessidade de adequá-las aos termos da Resolução 72 do CNJ, a conveniência de que nas cadeiras vagas do TRT sejam mantidas estruturas mínimas de gabinete, a absoluta urgência de que se avance no projeto de fixação de juízes substitutos e a importância de se debaterem os grandes temas da Justiça do Trabalho da 15ª Região com toda a magistratura, de primeiro e de segundo graus. Em razão disso, o Desembargador Cooper aceitou externar publicamente, a partir de perguntas que lhe serão encaminhadas pela Diretoria da Amatra XV, quais devem ser as linhas-mestras de uma sua possível administração.
Na ocasião, o vice-presidente da Amatra XV, juiz Alessandro Tristão, solicitou a concessão de assistentes para todos os juízes substitutos, fixados ou não. Ademais, abordou a importância de se assegurar a prerrogativa de os magistrados administrarem os serviços de sua unidade jurisdicional, notadamente no que pertine à definição de pautas e horário de permanência física nas referidas unidades, sem prejuízo de estarem sempre disponíveis para contato em caso de medidas de urgência, com o que concordou o Desembargador Cooper.
Na reunião de Diretoria de setembro, a Amatra XV espera receber a visita do Desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, para um diálogo aberto sobre os mesmos temas.