Por vezes, recebemos reclamações sobre o elevado valor das contribuições da nossa ABAS.
Entretanto, para que tal afirmativa possa ser realizada, é necessário avaliação comparativa adequada do custo do plano de saúde paradigma frente aos benefícios oferecidos.
Apresentamos, abaixo, comparação de preços de planos de saúde disponíveis para membros da 15ª Região da Justiça do Trabalho.
Preciso é entender que planos de saúde mais “baratos” que o nosso existem, mas oferecem coberturas assistenciais (e comodidades em geral) muitíssimo menores.
Também é preciso notar que planos de saúde que oferecem o padrão de atendimento Oswaldo Cruz/Sírio/Einsten/Fleury custam muito mais do que a contribuição prevista pela nossa entidade. Por fim, a disponibilidade de reembolso no mercado privado encarece múltiplas vezes o preço de um plano de saúde comercial.
Consideremos, por oportuno, que a grande parte dos planos de saúde hoje são do tipo “coletivo empresarial”, cujo reajuste anual de preços é livre e tem sido superior aos índices determinados pela ANS. Sem contar a possibilidade de não renovação do contrato de assistência no seu aniversário. Felizmente, para os que são da ABAS 15, tais preocupações nem sequer passam pela cabeça...
Diante de tais considerações, pedimos que o nosso participante reflita sobre o excepcional custo x benefício que sempre ressaltamos ser oferecido pelo nosso sistema autogerido de saúde. É preciso valorizar e defender o sistema de saúde que construímos juntos.
Não estamos dizendo que não nos preocupamos, institucional e particularmente, com a elevação dos valores contributivos acima da inflação regular do mercado, especialmente diante da atual situação da remuneração da Magistratura Federal. Pelo contrário! No presente momento, uma das maiores discussões internas da ABAS é como controlar a escalada dos custos assistenciais na Saúde, sem comprometimento da qualidade assistencial e possibilitando a manutenção da razoabilidade dos valores contributivos.
Estamos trabalhando hoje com os olhos no futuro.
Nossos colaboradores permanecem à disposição, para dirimir eventuais dúvidas e prestar informações adicionais.
Para verificar a imagem em melhor resolução, clique aqui.
*Notícia originalmente publicada no email Circular ABAS 15.
Custo x Benefício do plano da ABAS 15
Confira a tabela comparativa entre os planos de saúde