Mais de 1,2 mil pessoas, entre alunos, professores e magistrados, prestigiaram as duas culminâncias do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”, realizadas dias 18 e 19 de novembro no Sesc Campinas. Este ano um recorde de 27 escolas do EJA (Educação para Jovens e Adultos) participaram do programa.
As atividades do TJC na 15ª Região foram iniciadas em abril de 2014, quando foi realizada a capacitação de cerca de 150 professores da rede municipal de Campinas e de Indaiatuba, além dos alunos da faculdade de Direito da Unisal e educadores de ONGs de Campinas.
De junho a novembro foram conferidas palestras nas escolas pelos juízes, além das visitas no fórum e no tribunal. Este ano participaram 36 juízes e desembargadores. Além das cartilhas do TJC foram utilizadas também as cartilhas da Turma da Mônica, editada pelo TST, e Dignidade e Trabalho, editada pela AMATRA XV.
Além da apresentação dos trabalhos dos alunos nos dois dias de evento, no segundo dia foi feita a premiação do concurso de redação com o tema “Direitos Humanos e Direito do Trabalho, o Trabalhador e sua Dignidade”. Dez alunos e cinco escolas receberam um tablet (veja a lista de premiados abaixo).
Na abertura da culminância, o Presidente da AMATRA XV, juiz Alessandro Tristão, agradeceu a todos que tornaram possível a realização dos trabalhos do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em 2014 e dirigiu uma mensagem especial aos alunos participantes.
De acordo com a Juíza Cristiane Rondelli, que coordena o TJC na 15ª Região, a formação proporcionada pelo programa é de mão dupla. “Os alunos e professores têm a possibilidade de conhecer formas de exercitar seus direitos e os magistrados saem dos gabinetes e dos fóruns, deixam a toga e as formalidades, para se identificar com o povo, aprender com diferentes realidades e trazer a sensibilidade para sua formação.
O programa é uma iniciativa da ANAMATRA, desenvolvido pela AMATRA XV na 15ª Região em parceria com o SindiVarejista, Sesc e Prefeituras das cidades participantes, com apoio do TRT-15 e Escola Judicial e patrocínio da Hyundai. O TJC leva aos alunos da rede pública noções básicas de Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania.
Alunos premiados com um tablet:
Abnermateus Cavalcante – escola Nísia Floresta
Deusdéria Alexandre – escola Nísia Floresta
Edson Rodrigues da Silva – escola Nísia Floresta
Eliana Regina Machado Roberto – escola Pierre Bonhomme
Glória Ferreira da Silva – FUMEC Regional Noroeste
Juliana Karem Silva Cervelha – FUMEC – CEMEFEJA PAULO FREIRE
Maria Alice de Oliveira Alves – escola Nísia Floresta
Maria da Conceição de Oliveira – FUMEC Regional Sudoeste
Rosangela Martins Fogaça – escola Nísia Floresta
Sara de Freitas Ruiz – escola Maria Pavanatti Fávaro
Escolas premiadas com um tablet:
Escola EMEJA Nísia Floresta
Escola Emef Pierre Bonhomme
Escola Emef Maria Pavanatti Fávaro
Núcleo Perpétuo Socorro
Escola CEMEFEJA Paulo Freire.