Mais de 1,2 mil pessoas, entre alunos, professores e magistrados, prestigiaram as duas culminâncias do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”, realizadas dias 18 e 19 de novembro no Sesc Campinas. Este ano um recorde de 27 escolas do EJA (Educação para Jovens e Adultos) participaram do programa.
As atividades do TJC na 15ª Região foram iniciadas em abril de 2014, quando foi realizada a capacitação de cerca de 150 professores da rede municipal de Campinas e de Indaiatuba, além dos alunos da faculdade de Direito da Unisal e educadores de ONGs de Campinas.
De junho a novembro foram conferidas palestras nas escolas pelos juízes, além das visitas no fórum e no tribunal. Este ano participaram 36 juízes e desembargadores. Além das cartilhas do TJC foram utilizadas também as cartilhas da Turma da Mônica, editada pelo TST, e Dignidade e Trabalho, editada pela AMATRA XV.
Além da apresentação dos trabalhos dos alunos nos dois dias de evento, no segundo dia foi feita a premiação do concurso de redação com o tema “Direitos Humanos e Direito do Trabalho, o Trabalhador e sua Dignidade”. Dez alunos e cinco escolas receberam um tablet (veja a lista de premiados abaixo).
Na abertura da culminância, o Presidente da AMATRA XV, juiz Alessandro Tristão, agradeceu a todos que tornaram possível a realização dos trabalhos do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em 2014 e dirigiu uma mensagem especial aos alunos participantes.
De acordo com a Juíza Cristiane Rondelli, que coordena o TJC na 15ª Região, a formação proporcionada pelo programa é de mão dupla. “Os alunos e professores têm a possibilidade de conhecer formas de exercitar seus direitos e os magistrados saem dos gabinetes e dos fóruns, deixam a toga e as formalidades, para se identificar com o povo, aprender com diferentes realidades e trazer a sensibilidade para sua formação.
O programa é uma iniciativa da ANAMATRA, desenvolvido pela AMATRA XV na 15ª Região em parceria com o SindiVarejista, Sesc e Prefeituras das cidades participantes, com apoio do TRT-15 e Escola Judicial e patrocínio da Hyundai. O TJC leva aos alunos da rede pública noções básicas de Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania.
Alunos premiados com um tablet:
Abnermateus Cavalcante – escola Nísia Floresta
Deusdéria Alexandre – escola Nísia Floresta
Edson Rodrigues da Silva – escola Nísia Floresta
Eliana Regina Machado Roberto – escola Pierre Bonhomme
Glória Ferreira da Silva – FUMEC Regional Noroeste
Juliana Karem Silva Cervelha – FUMEC – CEMEFEJA PAULO FREIRE
Maria Alice de Oliveira Alves – escola Nísia Floresta
Maria da Conceição de Oliveira – FUMEC Regional Sudoeste
Rosangela Martins Fogaça – escola Nísia Floresta
Sara de Freitas Ruiz – escola Maria Pavanatti Fávaro
Escolas premiadas com um tablet:
Escola EMEJA Nísia Floresta
Escola Emef Pierre Bonhomme
Escola Emef Maria Pavanatti Fávaro
Núcleo Perpétuo Socorro
Escola CEMEFEJA Paulo Freire.
Culminâncias do Programa TJC reúne mais de 1,2 mil pessoas em Campinas
Dez alunos