Na última quarta-feira, 4/12, aconteceu em Sorocaba/SP, o Encontro para Culminância do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC”. Cerca de 200 pessoas, entre Magistrados, autoridades locais, Professores e Alunos participaram do evento.
A programação contou com a apresentação de trabalhos no Hall do Centro de Referência em Educação; exibição de vídeos com imagens das atividades realizadas nas escolas; entrega de Certificados, e, ainda sorteios de vale-livro. Ao final, foi servido um coffee para os presentes.
Para a representante da AMATRA XV, a Juíza Cecy Yara Tricca de Oliveira, Diretora Regional de Sorocaba, o projeto tem sido um marco para todos os envolvidos, direta e indiretamente. “É uma honra fazer parte da história dessas pessoas. O TJC veio para isso, fazer a diferença na vida da comunidade como um todo, das pessoas aqui presentes e de seus familiares”, ressaltou.
A Magistrada aproveitou que se tratava de uma atividade educacional e levou o filho, Lion, de 8 anos, para acompanhar de perto a programação. Além de ver a exposição, ele assistiu aos vídeos, ajudou no sorteio de brindes e, quando teve oportunidade, fez um breve comentário. “Gostei muito de cada apresentação que vocês fizeram e eu agradeço muito por vocês estarem aqui", disse o menino que foi muito aplaudido.
Para a Secretária de Assuntos Jurídicos de Sorocaba, Roberta Gislaine Guimarães, representante da Prefeitura, o projeto é muito importante para a sociedade, “porque o conhecimento, como dizia minha avó, ‘não pesa na bagagem’. Com ele, os alunos se tornam formadores de opinião para a comunidade que trabalham e moram e, como formadores de opinião, eles vão disseminando conhecimento e, isso é muito importante para a formação da cidadania”, disse.
O aluno Antônio Candido Pereira, de 51 anos, contou que nunca teve a oportunidade de estudar. “Esse ano, resolvi estudar e, quando já estava pensando em parar, meus filhos, o Juiz e as professoras me incentivaram muito. Durante a palestra, aprendi coisas que nem imaginava. Agora, no final do ano, eu posso dizer que sou um cara feliz. Não sabia nem escrever meu nome. Comecei a trabalhar cedo no nordeste, não tive a oportunidade de estudar”, contou.
No início de seu discurso, a Diretora de Área e representante da Secretaria de Educação de Sorocaba, Laurylane Batista, agradeceu a AMATRA XV pela parceria. “Nunca vi tanta disponibilidade e generosidade com o trabalho desenvolvido. Ela (AMATRA XV) é uma parceira que só agrega valores, principalmente, com o tema que é tão difícil e tão importante”. Ao se dirigir aos alunos, ela os parabenizou e disse: "Pra mim, vocês são vencedores. Vocês deixam suas casas e vão atrás de aprendizado. Sei que não tiveram oportunidade na época, por isso são merecedores do meu respeito. Obrigada pela luta”. Antes de encerrar, a Diretora pediu aplausos para a professora Tania Laino, que sempre coordenou as atividades do TJC e, que, em janeiro de 2.020 irá de aposentar. "Ela abraçou a EJA com uma dedicação incomum", finalizou.
Sobre as palestras realizadas nas escolas, a Professora Lilian Cristina Teles de Campos, da Escola Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti, teceu elogios ao Juiz que esteve com seus alunos. “Ele elucidou muitos questionamentos dos alunos, foi muito bom. Os alunos disseram que para eles, a atividade foi bem interessante, pois ele (Juiz) tirou bastante duvida e usou uma linguagem bem simples, de fácil compreensão”, contou.
Este ano, em Sorocaba, o projeto atendeu 13 escolas, 60 professores e 400 alunos da EJA.
TJC e a Ordem dos Advogados
No Encontro para Culminância do TJC em Sorocaba, também estiveram presentes os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseções Sorocaba e Votorantim/SP.
O Presidente da OAB Subseção Sorocaba, Marcio Roberto Castilho Leme disse que era enorme a felicidade em poder participar do evento, que trata de questões tão importantes para a sociedade. “Uma das missões institucionais da OAB é levar a cidadania à população de um modo geral, por isso, somos parceiros da AMATRA XV nesse projeto de extrema relevância social. Vivemos tempos em que o que mais importa para nós é levar o conhecimento e, isso significa levar a cidadania”, falou.
O Presidente da OAB Subseção Votorantim, Ricardo Tadeu Strongoli, se colocou à disposição do Programa TJC. "Recebi o convite com muita alegria. A OAB de Votorantim está à disposição da AMATRA XV para o que for necessário. Em Votorantim, temos um projeto semelhante o ‘OAB vai à Escola’ que leva aos alunos, informações jurídicas de cidadania, porque entendemos que é muito importante para a sociedade ter essa aproximação entre o poder judiciário e a sociedade”, falou.
Também esteve presente, a advogada, Mônica Celina Paschoal, que ministrou palestra na Culminância em Indaiatuba.
TJC em Sorocaba
O Programa TJC foi implantado em Sorocaba/SP em 2.016, com a formação de professores.
Segundo a Professora Tania Laino, da Secretaria de Educação, o primeiro contato foi feito em 2.015, mas o Programa só foi, efetivamente, implantado no ano seguinte. "Na época, foi muito importante a chegada desse projeto. São 12 salas da EJA, de alfabetização, nosso publico é de terceira idade e adolescentes, são turmas diversificadas. Eles precisavam de algo a mais”, lembra.
De acordo com ela, quando a AMATRA XV apresentou a proposta, abrindo a oportunidade de conhecimento na área jurídica, explicando o Direito de maneira didática, “isso fez com quem o número de alunos aumentasse muito. O contato com os Juízes e Desembargadores foi o diferencial na vida deles”, afirmou. “O TJC veio para dar mais suporte para os alunos após serem alfabetizados”, completou a professora, que no próximo ano se aposenta, e deixa de coordenar a atividade na cidade.
Ano que vem, em Sorocaba, as atividades serão coordenadas pela professora Solange Oliveira Gagliotti Scripnic.
As atividades do TJC acontecem graças à parceria entre a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - AMATRA XV, a Secretaria de Educação de Sorocaba, a Escola Judicial do TRT da 15ª Região – EJUD 15, o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, e com o patrocínio da Hyundai Motor Brasil.
Confira as fotos na galeria abaixo:
Culminância das atividades do TJC em Sorocaba
O projeto atendeu 400 alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA