Na última quarta-feira, 2/12, aconteceu o Encontro para Culminância do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC”, desenvolvido pela AMATRA XV na cidade de Sorocaba (SP). Cerca de 50 pessoas, entre Magistrados, autoridades locais e professores participaram do evento, que ocorreu virtualmente, devido à pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV-2).
A atividade foi conduzida pela Juíza Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, Coordenadora do TJC-AMATRAXV e Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV. No início do evento, ela disse que se sentia presenteada por exercer a função de Diretora de Direitos Humanos e Cidadania e de estar à frente do TJC-AMATRA XV. “Nossa contribuição é pequena perto do que aprendemos com vocês”. E agradeceu o apoio e desempenho das escolas, dos voluntários e alunos. “Só gratidão por terem confiado e acreditado no programa deste ano. No início, a TV TJC-AMATRA XV parecia algo nebuloso, que não iria funcionar. Mesmo com os obstáculos, deu muito certo. Obrigada por terem acreditado nesse formato excepcional para 2020”, disse. Para ela, com o conteúdo dos vídeos produzidos pela TV TJC-AMATRA XV, os alunos foram abastecidos com importante conteúdo. “Conhecimento de poder de fala, de participar, de não se ver ludibriado, enganado, de poder interferir na sociedade, de lutar por seus direitos e de conhecer os seus direitos”, enfatizou.
O Desembargador João Batista Martins César, que foi Diretor de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV na gestão anterior, e que participa assiduamente do TJC-AMATRA XV, disse, emocionado, que com os depoimentos dos alunos, nos vídeos, “a gente recarrega as baterias para continuar na luta para que o país seja menos desigual. O TJC é muito legal, porém mais legal é a história de vocês que superaram suas dificuldades”, ressaltou.
A professora Solange Oliveira Gagliotti Scripnic, da Secretaria de Educação, disse que o TJC-AMATRA XV auxilia muito na reflexão de temas que fazem parte do cotidiano dos alunos. “Os vídeos enviados foram fantásticos, muito didáticos, com conteúdos pontuais e necessários. Estar em contato com todo esse conhecimento é primordial para o nosso estudante da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Ele leva tudo isso para sua família e comunidade. E para nós, professores, o conteúdo amplia nosso conhecimento e nos ajuda, e muito, na produção do trabalho pedagógico e na vida. Que essa parceria jamais acabe, porque unindo forças a gente consegue realizar coisas inacreditáveis”, falou.
Em sua fala, a Gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria, Ana Lúcia Pereira do Nascimento disse que a parceria contribuiu muito com as ações desenvolvidas na cidade. “É uma felicidade imensa pra gente participar desse momento, principalmente nesse contexto de pandemia. A parceria com a AMATRA XV faz a diferença na vida de todos os alunos e profissionais envolvidos”, compartilhou.
No final da atividade, a Diretora Escolar Janaina Santos fez questão de agradecer à AMATRA XV pela parceria. “Obrigada por não abandonarem a EJA de Sorocaba neste ano que foi muito difícil para todo mundo. Foi um ano muito complicado e de muita superação para todos nós”.
A programação contou com a exibição de vídeos com imagens das atividades realizadas pelos alunos durante o ano e, ainda sorteios de cinco vales-presente eletrônicos para os professores.
Também participou da culminância de Sorocaba, a Advogada Bruna Pissochio, uma das voluntárias na TV TJC- AMATRA XV. Ela falou das principais leis de Proteção do Trabalho da Mulher e do enfrentamento das diferenças salariais e da discriminação por sexo, cor, situação familiar ou estado de gravidez.
Culminância das atividades do TJC-AMATRA XV em Sorocaba
Este ano, mesmo com a pandemia, na cidade, o programa alcançou 200 alunos, 11 escolas e 26 professores.