Nesta segunda-feira, 30/3, o Juiz do Trabalho José Antônio Ribeiro de Oliveira Silva, da 6.ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto, autorizou o pagamento do valor de cerca de R$ 28 milhões a um grupo de 2.198 profissionais de saúde. A medida foi adotada no Processo 0223000-20.2009.5.15.0153, uma coletiva entre SINDEES e o Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
O valor devido a cada trabalhador pode chegar a R$ 24 mil, dependendo do tempo de trabalho.
“Deixo registrado que o mérito é todo de minha excepcional equipe de trabalho, capitaneada pelo Diretor Nilson Cunha. Eu dei as diretrizes e eles trabalharam duas semanas nessa liberação. Foram planilhas e mais planilhas, até chegarmos no resumo de 58 páginas”, disse José Antônio Ribeiro de Oliveira Silva.
Movimentação rápida de valores em momentos de crise
Para o Juiz, a tomada de decisões que impliquem na liberação de valores aos trabalhadores, especialmente em tempos de pandemia, é muito importante porque é uma fase difícil para todos. “As empresas estão com dificuldades de pagamento de salário, os trabalhadores podem ficar sem renda – ou ter a renda reduzida – e isso é muito ruim para todos. Quanto mais dinheiro a Justiça do Trabalho liberar nesse período, mais contribuirá para a manutenção da paz social, a razão de ser do próprio Direito, já dizia o Tratado de Versalhes, em 1.919”.
#AJustiçaNãoPara
Lista de abreviaturas:
SINDEES: Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ribeirão Preto.
USP: Universidade de São Paulo.