As associações de magistrados da Justiça do Trabalho fazem um esforço concentrado nesta sexta-feira (dia 17), em todo o País, para a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que pede a aprovação da PEC 438/2001, que trata do combate ao trabalho escravo no Brasil.
O projeto, já aprovado no Senado, está parado na Câmara desde 2004. A idéia da frente é coletar em torno de um milhão de assinaturas para mostrar aos deputados a importância de aprovar a proposta que vai tornar mais severas as punições contra os proprietários de terra que insistem em fazer uso dessa prática.
Na sexta-feira, serão montados pontos de coleta de assinatura em vários Estados brasileiros. Em Brasília, haverá um ato de abertura da coleta nacional. O abaixo assinado pela PEC 438 está disponível na Internet, no endereço www.trabalhoescravo.org.br, onde foram coletadas mais de 30 mil assinaturas. Em papel, mais de 80 mil já aderiram à campanha. A idéia agora é intensificar a divulgação para aumentar esse número.
A campanha que já tinha adesão de mais de 50 entidades vem conquistando apóio também de empresários de todo País. A rede de Supermercados Wal Mart transformou suas lojas em pontos de coleta de assinaturas. Para colaborar com a campanha, faça a assinatura virtual, ou compareça a um dos postos de coleta no dia 17 de outubro.