No último dia 24 de setembro, a Diretoria da AMATRA XV encontrou-se com o Ministro João Oreste Dalazen, Corregedor Geral da Justiça do Trabalho. O encontro ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, onde o Ministro vem realizando correição ordinária. Na ocasião, estiveram presentes a Presidente da Associação, Ana Paula Pellegrina Lockmann, bem como os Diretores Luís Rodrigo Fernandes Braga, Luciana Caplan, Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan, Teresa Cristina Pedrasi e Ricardo Regis Laraia.
Inicialmente, a diretoria apresentou ao Ministro a Amatra XV informando que é a segunda maior associação trabalhista do país em número de associados e que atua em diversas frentes, dentre as quais foi citada a de prerrogativas, cursos e seminários, direitos humanos.
Foram apresentadas ao Ministro as dificuldades estruturais de nossa região, tendo sido dada ênfase à carência de juízes e de servidores e à circunstância de que as Varas da 15ª Região encontram-se distribuídas em dezenas de cidades e recebem um número elevado de processos. Também foi sublinhada a necessidade de aprovação dos projetos de ampliação do número de cargos que tramitam no Congresso Nacional, o que o Ministro Dalazen reconheceu que são projetos prioritários, diante do tamanho da região. Além disso, foram abordadas diversas outras questões durante a longa e agradável reunião.
Um dos pleitos apresentados pela Amatra XV, foi o de fornecimento de notebooks e cartões de acesso à internet aos magistrados de primeiro grau, e que contou com o apoio do Ministro Dalazen, que se comprometeu a levar a pretensão ao Tribunal Superior do Trabalho.
O Ministro Dalazen, por sua vez, mostrou-se atento aos problemas, muitos dos quais demonstrou conhecer, e assinalou a importância da defesa da competência da Justiça do Trabalho. Dentre os numerosos temas tratados, afirmou estar empenhado em solucionar os problemas relacionados ao cômputo do tempo de serviço junto à Previdência Social, aos trabalhadores cuja relação de emprego é declarada em sentença.