Desde o dia 8 de novembro de 1986, data de fundação da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, muitas foram as conquistas alcançadas com o trabalho árduo de um número infindável de juízes do Trabalho. Alguns, sequer conhecemos pessoalmente. Outros colegas de luta seguem em nosso convívio, ora como aposentados, ora como desembargadores, ora ainda como juízes de primeiro grau (os mais novos na vida associativa).
Hoje, porém, no dia em que a AMATRA XV completa vinte e seis anos de existência, é preciso recordar e refletir. Diante dos desafios institucionais atuais e da situação vexatória a que a Magistratura se submete, subalternizada por outros Poderes da República, quando não pela cúpula do próprio Judiciário, não se pode olvidar das origens. Entender bem de onde viemos é aspecto indissociável da tarefa institucional que impõe analisar onde estamos e para onde queremos ir.
Para uma associação que se iniciou com nada mais que trinta e três juízes filiados, cujo primeiro objetivo era simplesmente ter uma sede alugada, o caminho trilhado por dezenas de juízes que integraram as sucessivas diretorias da AMATRA XV registra mais vitórias do que revezes. E não poderia ser diferente, quando se combate o bom combate.
De uma maneira ou de outra, com diferentes perfis de gestores que tivemos, a AMATRA XV sempre foi fiel ao seu compromisso de defender as prerrogativas da Magistratura, de primeiro e de segundo graus, de ativos e de aposentados, lutando por mais direitos, mais respeito e mais democracia no Poder Judiciário. E --- coincidência dos tempos --- precisamente hoje, quando a AMATRA XV dá seu primeiro passo rumo ao jubileu de ouro, o Tribunal Pleno Administrativo vota a proposta de alteração regimental para conferir à AMATRA XV seu direito regimental de assento e voz no Órgão Especial Administrativo do TRT 15. Quiçá possamos comemorá-lo, juntamente com nossos vinte e seis anos.
Hoje somos 440 associados, nesta que é a segunda maior AMATRA de todo o Brasil. Neste 26º ano de história, seguiremos intimoratos. E neste dia de júbilo, a AMATRA XV agradece a você, associado, por fazer parte desta já longa história.
A luta, por árdua, é gratificante. Sem ela, somos menos do que podemos ser. À luta!
GUILHERME GUIMARÃES FELICIANO
Presidente (atual) da AMATRA XV, em seu nome e de todos os que o antecederam