Dando prosseguimento à implantação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania no âmbito da 15ª Região, a Amatra XV e a Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba realizaram, no último dia 8 de julho, o 1º Encontro de Capacitação de Professores da Região de Piracicaba, no Anfiteatro do Museu Gustavo Teixeira, na cidade de São Pedro. Cerca de 75 professores dos municípios de São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra participaram do evento.
A coordenadora do TJC na 15ª Região, juíza Adriene Sidnei de Moura David Diamantino (Comissão de Trabalho, Justiça e Cidadania), fez a abertura do evento com uma apresentação do programa aos professores, proferindo a palestra "Programa Trabalho, Justiça e Cidadania - Objetivos e Conteúdo". Em seguida, a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Paulínia, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, falou sobre "Educação Para a Paz".
Após um intervalo, o associado Saint-Clair Lima e Silva, juiz do Trabalho substituto na circunscrição de Campinas, proferiu a palestra "Assédio Moral, Assédio Sexual e Bullying". No final, o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Piracicaba e ex-presidente da Amatra XV, Firmino Alves Lima, discorreu sobre "Direitos Humanos - Trabalho Escravo e Trabalho Infantil".
Ainda como parte da fase de capacitação de professores, a juíza Adriene Diamantino fará visitas às escolas para estudos e debates em torno do conteúdo da Cartilha do Trabalhador.
Os temas deverão ser multiplicados em sala de aula pelos professores durante os meses de agosto, setembro e outubro. A culminância deverá ser marcada para o mês de novembro.
"A expansão gradual do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania possibilita o fortalecimento dos objetivos traçados por ocasião da assinatura do termo de cooperação entre a Amatra XV e a Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, bem como o aperfeiçoamento de nossa atuação. Iniciamos, no ano passado, com o desenvolvimento de um projeto-piloto. Estamos agora desenvolvendo o programa em quatro escolas e, para o segundo semestre de 2011, pretendemos expandir a programação para mais escolas da região de Piracicaba, sendo que as tratativas para a realização de novo encontro com diretores e coordenadores já se iniciaram", afirma Adriene.
"Os professores que participaram do evento no dia 08 de julho mostraram-se muito interessados, pois os debates e questionamentos foram intensos e produtivos. Aliás, no mesmo dia da capacitação já se reuniram à noite, nas escolas, para tratarem sobre os temas que deverão ser desenvolvidos em salas de aula”, externou a coordenadora do TJC na 15ª Região.
A presença do juiz de Direito da Comarca de São Pedro, Dr. Rodrigo Nagase, bem como do representante da Diretoria de Ensino, Professor Fábio Negreiros, e do representante da Prefeitura de São Pedro, Dr. Renato Gurgel, fortaleceu a programação. Para Adriene, “o apoio de outros ramos do Poder Judiciário e de outras instituições é essencial para a diversificação e divulgação de temas ligados ao trabalho, à cidadania e à Justiça".