Dirigentes da ANAMATRA reuniram-se nesta quarta-feira (13/9) com diversos parlamentares da Bancada Paulista em café da manhã no Congresso Nacional. O objetivo do encontro foi estreitar laços com deputados e senadores, além de tratar das pautas de interesse da Magistratura do Trabalho e também do Ministério Público.
Na ocasião, o Presidente da ANAMATRA, Guilherme Feliciano, falou de algumas pautas preocupantes para as carreiras, mas também da importância de manter sempre aberto o diálogo com o Legislativo. Aproveitou ainda para falar da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja discussão deve ser retomada pelo Congresso ainda este ano. “Temos de reconhecer que há desequilíbrios na Previdência, mas, por outro lado, não podemos vilanisar categorias como as nossa. Elaboramos, juntamente com a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (FRENTAS), cinco propostas de destaques supressivos que, a nosso ver, manteriam o espírito geral da PEC, mas eliminariam algumas injustiças sociais graves que o texto, como está no relatório do Deputado Arthur Maia, praticaria, especialmente em relação aos servidores públicos”, disse. O magistrado falou também da situação dos aposentados no serviço público, em especial na Magistratura e MP, pedindo atenção dos parlamentares para o grave quadro que passam.
Manifestações - O Presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (COLEPRECOR), desembargador James Magno Araújo Farias, esteve no encontro e falou sobre a necessidade de se atentar para a situação que passa a Justiça do Trabalho. “Nossa preocupação é dizer que a Magistratura é um espaço de realização plural, de cidadania, um espaço social para todos nós. E contamos com o Congresso para levar adiante essa relação. Temos também preocupação com o Orçamento 2018 e esperamos que seja mantido o orçamento dentro dos termos da Emenda 95/16, principalmente para que possamos ter uma Magistratura cada vez mais ativa”, disse, destacando os números expressivos da Justiça do Trabalho em 2016, divulgados pela pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Justiça em Números 2017.
O atual coordenador da Bancada Paulista, deputado Luiz Lauro (PSB/SP), exaltou a iniciativa da ANAMATRA de estreitar laços com os parlamentares. “Que a gente possa ouvi-los, não só nas pautas de interesse da Magistratura, mas em outras pautas que tenham impacto na sociedade. É importante que a gente conte com o apoio de vocês”. Já o senador Airton Sandoval (PMDB/SP) parabenizou a ANAMATRA pela ação. “Estarei sempre à disposição no que eu puder ajudar vocês”. Já o deputado Vicentinho (PT/SP) ressaltou que está sempre aberto às demandas da ANAMATRA. “Quero agradecer à ANAMATRA pelas suas posturas em defesa da dignidade humana e isso está na veia de luta da Associação”.
Participações – Além dos parlamentares citados, também estiveram presentes no encontro os deputados Ana Perugini (PT/SP), Paulo Teixeira (PT/SP), Nelson Marquezelli (PTB/SP), Vítor Lippi (PSDB/SP), Goulart (PSD/SP), Arlindo Chinaglia (PT/SP) e Orlando Silva (PCdoB/SP). Também participaram os Presidentes do TRT2 (SP), desembargador Wilson Fernandes, do TRT15 (Campinas e Região), Desembargador Fernando da Silva Borges, do TJ/SP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, do TJ Militar de São Paulo, Silvio Hiroshi Oyama, os representantes da FRENTAS: Presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e da Ajufe, Roberto Veloso, os dirigentes da ANAMATRA: diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Luiz Colussi, o diretor de Aposentados, Rodnei Doreto, e a diretora de Eventos e Convênios, Rosemeire Fernandes, e os Presidentes da AMATRA 2 (SP), Fábio Rocha, AMATRA 10 (DF/TO), Rosarita Caron e AMATRA XV (Campinas/SP), Marcelo Pallone, entre outros representantes.
*Notícia originalmente publicado no site da ANAMATRA
ANAMATRA organiza e coordena ampla reunião com os parlamentares da bancada paulista
Entidade tratou de pautas de interesse da Magistratura e do Ministério Público e estreitou contatos