A Presidenta da AMATRA XV (Campinas e Região), Juíza Patrícia Maeda, representou a ANAMATRA, nesta terça (16/10), em São Paulo, no lançamento do livro “A Responsabilidade Social das Instituições Financeiras e a Garantia dos Direitos Humanos”, publicado pela editora Fórum. A obra é prefaciada pelo presidente da ANAMATRA, Juiz Guilherme Feliciano.
A obra doutrinária, que tem como objetivo discutir questões ligadas à responsabilidade das instituições financeiras no âmbito social (incluindo questões trabalhistas e de direitos humanos) e ambiental, foi organizada em parceria pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), e tem como organizadores os procuradores do trabalho Rafael de Araújo Gomes e Lorena Vasconcelos Porto, e as juristas Rúbia Zanotelli de Alvarenga e Thaís Dumêt Faria, ambas especializadas em direitos humanos e princípios e direitos fundamentais no trabalho.
Em sua intervenção, Patrícia Maeda ressaltou a importância da temática no debate internacional no contexto do capitalismo pós-fordista, que se caracteriza por uma forte financeirização da economia, de um lado, e pela tendência à precarização do trabalho como forma de reduzir custos, atrair o capital móbil e restabelecer a taxa de lucro. “O papel das instituições financeiras é central na economia global. Não há muitas possibilidades de se desenvolver atividade econômica sem buscar recursos em bancos públicos ou privados. Essa centralidade das instituições financeiras deve implicar em responsabilidade social, regulada no âmbito interno – Constituição, leis e resoluções – e promovida no âmbito internacional”, defendeu.
Autores – O livro tem como autores Raimundo Simão de Melo, Alexandre Lima Raslan, Rodrigo Pedreira Porto, Jean Rodrigues Benevides, José Maximiano de Mello Jacinto, Afonso de Paula Pinheiro Rocha, Ludiana Carla Braga Façanha Rocha, Caio Borges, Joana Nabuco, Rachel Davis, Thaís Dumêt Faria, José Cláudio Monteiro de Brito Filho, Lorena Vasconcelos Porto e Alessandra Cardoso.
*Notícia originalmente publicada no site da ANAMATRA
ANAMATRA debate responsabilidade social das instituições financeiras e a garantias dos direitos humanos
Juíza Patrícia Maeda representa e entidade em lançamento de obra coletiva, em São Paulo