Na última quinta-feira, 9/7, o Coordenador da Justiça do Trabalho da Associação de Magistrados Brasileiros – AMB e Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 14.ª Região – AMATRA XIV, Juiz Antonio César Coelho, participou de reunião virtual em que foram debatidas melhorias na pauta do combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas.
A atividade foi promovida pela Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo – CONATRAE, Órgão ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Além da AMB, compuseram o encontro representantes dos Ministérios da Saúde, da Cidadania e da Economia, do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT e da CONATRAE do Maranhão.
Maior engajamento da sociedade
Infelizmente, o trabalho escravo e o tráfico de pessoas ainda são uma realidade alarmante. Por isso, de acordo com Antonio César Coelho, o tema integra o planejamento estratégico da Coordenadoria do Trabalho da AMB. “Como não temos esses assuntos sendo veiculados na grande mídia, acabamos esquecendo sua existência e seu impacto pernicioso. A pobreza e o desaparelhamento dos serviços públicos são dois fatores importantes nesse cenário”, disse o Magistrado.
Para Antonio César Coelho, “um cenário mais promissor apenas será alcançado com a participação de um maior número de apoiadores. O desafio de retirar da nossa história a chaga do trabalho escravo e do tráfico de pessoas é um compromisso de todos”.
Colaboração da AMATRA XV
Antonio César Coelho destaca a participação da AMATRA XV na Coordenadoria da Justiça do Trabalho, por meio do seu Presidente, Juiz César Reinaldo Offa Basile, Subcoordenador Regional do Trabalho (Região Sudeste), e do seu Diretor de Comunicação Social e Informática, Juiz Maurício Bearzotti de Souza, cujos trabalhos nesse âmbito “se mostram relevantes e são dignos de destaque”.
Para acessar a notícia completa, via site da AMB, clique aqui.
CONATRAE
A Comissão foi criada em 31 de julho de 2.003 com o objetivo de coordenar e avaliar a implementação das ações previstas no Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.
Também compete à CONATRAE acompanhar a tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional e avaliar a proposição de estudos e pesquisas sobre o trabalho escravo no país.
Para mais informações sobre a CONATRAE, clique aqui.
AMB participa de debates sobre combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas
O Coordenador da Justiça do Trabalho, Juiz Antonio César Coelho, representou a entidade em evento organizado pela CONATRAE.