Com o intuito de inspirar mulheres a conquistarem ainda mais seus espaços na sociedade, a AMATRA XV realizou, na última segunda-feira, 7/3, a live “Elas por Elas: quem somos, para onde vamos...”.
O bate-papo descontraído reuniu seis Magistradas e uma Procuradora Regional do Trabalho. Durante a atividade, elas relataram seus desafios e conquistas em vários estágios das carreiras jurídicas e diferentes experiências na vida pessoal.
A Desembargadora do Trabalho Aposentada, Eliana Felippe Toledo, primeira mulher a presidir o TRT-15, rememorou a fase em que precisou conciliar a rotina de mãe e magistrada, isso em meados de 1975. Na sequência, a Juíza Auxiliar da Presidência do TSE, Flávia da Costa Viana, contou o que a moveu e a move a trabalhar com os temas relacionados a representatividade feminina nos espaços de tomada de decisão.
Em sua fala, a Juíza do Trabalho do TRT-15, Edma Alves Moreira, emocionou a todos ao relatar os principais obstáculos enfrentados para se tornar mãe, algo muito comum às mulheres que têm conquistado seus espaços no mercado de trabalho.
A Juíza Federal na 5ª Turma Recursal de São Paulo, Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni, destacou a importância da participação da mulher nos mais variados espaços e, ainda, falou do olhar feminino em relação às pessoas em situação de rua. Em seguida, a Juíza do Trabalho do TRT-15, Vice-Presidente da AMATRA XV e Vice-Diretora da ESMAT 15, Regina Rodrigues Urbano, recordou alguns dos momentos em que teve de priorizar sua família e trabalho.
As dificuldades como mulher nas carreiras jurídicas, maternidade, pandemia e as rotinas em tempos de crise foram os principais temas apontados pela Procuradora Regional do Ministério Público do Trabalho – MPT 15, Marcela Monteiro Dória.
A Diretora Cultural e de Cidadania da AMATRA XV, Desembargadora do Trabalho do TRT-15, Tereza Aparecida Asta Gemignani, além de atuar como debatedora, relatou algumas de suas experiências como mãe e profissional. “Não nos conformamos em ficar no cercadinho em que nos colocaram. Achamos que temos muito a contribuir e resolvemos sair", ressaltou.
A AMATRA XV, com esse evento, parabeniza todas as mulheres nessa relevante data, ratificando a importância das discussões e ações sobre igualdade, liberdade e valorização da mulher.
Confira o evento na íntegra:
AMATRA XV reúne Magistradas e Procuradora do Trabalho em live do Dia das Mulheres
As convidadas discutiram as perspectivas das mulheres em vários estágios das carreiras jurídicas