Em razão das recentes deliberações da Associação Beneficente de Assistência à Saúde dos Juízes do Trabalho da 15ª Região (ABAS 15), a AMATRA XV requereu a urgente revisão da parcela do custeio de assistência médica, observando a forma diferenciada a que cada faixa etária está adstrita. O Presidente da AMATRA XV, Juiz Alessandro Tristão, tratou recentemente do assunto com o Presidente do TRT-15, Des. Flavio Allegretti de Campos Cooper, que afirmou que medida está em estudo e que em breve haverá uma definição.
As mudanças no sistema contributivo do plano de saúde dos magistrados foram aprovadas em assembleia extraordinária da ABAS, realizada em 22 de março deste ano. As medidas aprovadas, em síntese, foram: aplicação do sistema de faixas etárias para todos os usuários (a partir de julho de 2014); aplicação de correção anual às contribuições, pelo índice divulgado pela Agência Nacional de Saúde (a partir de julho de 2015); e a suspensão da cobertura para aparelhos auditivos.
Segundo a ABAS, as alterações foram necessárias em razão de exigências regulatórias e para adequação da lógica contributiva com vistas à viabilidade de longuíssimo prazo do sistema.