Prezadas e prezados associados,
Hoje, 14 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião para análise dos dados colhidos na pesquisa sobre fatores psicossociais, adoecimento e presenteísmo dos magistrados do TRT-15, realizada pela AMATRA XV, em conjunto ao Fisioterapeuta Fauzi El Kadri Filho, da Área de Fisioterapia da Secretaria de Saúde do TRT-15 e sob a supervisão do Professor Doutor Sérgio Roberto de Lucca, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Primeiramente, gostaria de agradecer a participação de 151 associados (de um total de 402 convidados), que responderam integralmente aos questionários. A taxa de resposta (37,2%) superou nossa expectativa inicial (entre 20 e 30%) e indica o interesse pelo assunto.
Vamos trazer alguns números, de modo bem preliminar ainda. Podemos dizer que houve uma participação equânime entre homens (75) e mulheres (76). A idade média aferida foi 45,9 anos.
Houve uma boa representatividade sob o ponto de vista do cargo ocupado pelos participantes, pois 76 deles são Juízes Substitutos; 63, Juízes Titulares e 12, Desembargadores.
Dos 151 participantes, 107 afirmaram ter tido algum problema de saúde dentro do período de 30 dias que antecederam ao preenchimento do formulário. Este é um dado relevante para apurarmos o presenteísmo entre os magistrados do TRT15.
São muitos dados a serem cruzados e analisados. Há a previsão de uma fase de entrevistas pessoais, o que enriquecerá qualitativamente as discussões e as conclusões. O resultado final da pesquisa proporcionará farto material para pensarmos nossas condições de trabalho e a relação destas com nossa saúde física e mental.
Vamos adiante!
Um abraço,
Patrícia Maeda
AMATRA XV realiza análise preliminar dos dados colhidos na pesquisa sobre fatores psicossociais, adoecimento e presenteísmo dos magistrados do TRT-15
Pesquisa foi respondida por 151 magistrados associados