Ontem, 19/5, ocorreu a Sessão Solene de posse do Juiz Luiz Antonio Colussi como Presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - ANAMATRA, para o biênio 2021/2023. O Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, acompanhou a cerimônia, realizada em formado telepresencial e transmitida pelas redes sociais da Associação.
Foram empossados, ainda, o associado Juiz Marcus Menezes Barberino Mendes, no cargo de Diretor de Formação e Cultura, e os demais Magistrados membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.
Em seu discurso de despedida, a Juíza Noemia Aparecida Garcia Porto lembrou a atuação da instituição pela valorização da Justiça do Trabalho, pela equidade de gênero e raça, pela defesa intransigente dos direitos sociais, além da forte atuação política em prol das prerrogativas da Magistratura. “Olhando para esse percurso, construído em cada etapa pelo conjunto da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, pelas Presidentes e pelos Presidentes das AMATRAs e pela participação eloquente das associadas e dos associados, posso dizer que todos nós Somos + ANAMATRA e que projetamos para o futuro uma ANAMATRA Forte e Unida”, disse.
Para encerrar, a Ex-Presidente destacou a experiência e a preocupação do novo Presidente com os melhores valores que norteiam a justiça social e a Justiça do Trabalho. “Eu estou confiante, meu caro Colussi, queridas Diretoras e Diretores eleitos e empossandos. Confiante no futuro que vocês representam”.
O Presidente do Supremo Tribunal Federal - STF e do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, Ministro Luiz Fux, enfatizou a importância da Justiça do Trabalho, cuja vasta jurisprudência na conciliação de medidas de exceção foi primordial, segundo ressaltou, na atuação do STF durante a pandemia da COVID-19. “Estejam cientes de que sempre terão o braço amigo do STF para apoiar as justas reivindicações deste segmento tão importante da Justiça brasileira. Parabéns à ANAMATRA e à Justiça do Trabalho. Parabéns ao Brasil”.
A Presidente do Tribunal Superior do Trabalho - TST, Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, desejou à nova administração “que busquem justiça com equidade e que desenvolvam a cooperação e integração da Justiça do Trabalho neste propósito”. Ela também ressaltou a grande responsabilidade dos empossados, que terão a missão de conduzir uma entidade que desempenha importante papel como agente condutor de segurança e estabilidade social.
Presidente
Em seu pronunciamento, Luiz Antonio Colussi fez um chamado à reflexão, à empatia e à solidariedade, no momento em que o Brasil supera a marca de 440 mil mortos em virtude da COVID-19.
Na oportunidade, o novo Presidente da ANAMATRA falou de seu compromisso, juntamente com os 16 membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, com uma gestão democrática. “A democracia pressupõe também a existência de um Estado de Direito que se materialize no respeito à Constituição e às leis do país, às convenções internacionais e a todo o arcabouço jurídico que deveria nos conduzir enquanto nação”, disse.
Dentre outros assuntos, a valorização da Magistratura e a defesa de suas garantias também fizeram parte do discurso do Presidente Colussi, esclarecendo que a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de vencimentos são dirigidas ao zelo da lei. “São garantias para a própria sociedade e para a efetivação da Justiça Social”, disse.
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades dos três Poderes, Ex-Presidentes da ANAMATRA, integrantes do Conselho de Representantes, Magistrados do Trabalho, Membros do Ministério Público do Trabalho, Advogados, dirigentes sindicais, representantes do Município de Passo Fundo (RS), cidade Natal do Presidente, entre outras.
AMATRA XV prestigia posse do novo Presidente da ANAMATRA
O Juiz Luiz Antonio Colussi substitui a Juíza Noemia Aparecida Garcia Porto