Segunda-feira, 18/4, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro e a Diretora Regional da Circunscrição de Campinas, Juíza Milena Casacio Ferreira Beraldo, prestigiaram a solenidade de posse das Magistradas Ana Flávia de Moraes Garcia Cuesta e Amanda Barbosa, ambas para o cargo de Juízas Titulares do Tribunal Regional da Justiça do Trabalho da 15ª Região – TRT-15. A cerimônia ocorreu no salão nobre da Presidência, na sede judicial do Tribunal, em Campinas (SP), e foi transmitida pelo canal do Youtube.
Em seu discurso, a Presidente do TRT-15, Desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, destacou a expressiva participação das Juízas na 15ª Região. “Trata-se de uma conquista para ambas e é uma alegria podermos compartilhar este momento juntas. São duas mulheres que esbanjam competência. Serão 70 Juízas Titulares que se somam ao total de 90 Juízas Substitutas, em um período em que o movimento pela igualdade de gênero se fortalece, sobretudo com a criação da política nacional de incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário”.
Homenagem da AMATRA XV
Inspirado nas palavras do Rei Salomão, um dos homens mais sábios que já existiu, o Presidente da AMATRA XV iniciou sua fala citando um trecho do livro bíblico de Eclesiastes. “Há tempo para tudo debaixo do sol”. E completou: “nunca essas palavras foram tão verdadeiras no cenário que temos vivido ultimamente. Ele (Salomão) diz que há tempo para abraçar, de deixar de abraçar, tempo de ajuntar, de separar e, hoje, esta cerimônia é muito significativa não só por conta das histórias das nossas queridas colegas, mas também por conta da história deste Tribunal”, refletiu o magistrado ao lembrar que desde setembro de 2020 não ocorriam cerimônias de posse de Juiz Titular, sendo que última foi virtual. “A oportunidade é do reencontro, de voltar a juntar e abraçar. Então é significativa nesta data essa posse”, ressaltou.
Ainda com a oportunidade, ao olhar para as homenageadas, o Juiz Sérgio Polastro ressaltou que tão bom quanto chegar ao cume da montanha é aproveitar a subida, a vista e a paisagem. “Que seja um tempo profícuo, de novas experiências, de engrandecimento pessoal”. “São duas mulheres, duas magistradas, duas mães que marcam o dia-a-dia da nossa jurisdição na 15ª Região, que fazem a 15ª ser esse Tribunal pujante, grandioso e que faz a diferença na estrutura da Justiça do Trabalho do país. É um orgulho para a AMATRA XV”. E encerrou: “aproveitem a subida da montanha”.
Empossandas
A Juíza Amanda Barbosa, que assume a 2ª Vara do Trabalho de Jundiaí (SP), pelo critério de merecimento, nasceu em Niterói (RJ), é graduada em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo.
Para ela, a cerimônia reforça “o compromisso público assumido neste mesmo prédio há 13 anos”. Ela ingressou na magistratura em 17/11/2008 como Juíza do Trabalho Substituta da 15ª Região. “Nesta casa, encontrei uma Escola Judicial impecável, servidores extremamente comprometidos, advocacia qualificada, magistradas e magistrados inspiradores, condições ideais para aprender e evoluir. É o que tenho buscado desde então, a fim de bem cumprir o desafio de servir à sociedade com eficiência e ética por via desta grandiosa Justiça do Trabalho. O tempo é curto, o momento é raro e o dia é de agradecimento”, encerrou.
No meio associativo, Amanda Barbosa atuou em duas gestões como Diretora Regional da AMATRA XV na Circunscrição de Ribeirão Preto (2011-2013 e 2015-2017) e integrante do Conselho Acadêmico ESMAT 15 (2017-2019).
A Juíza Ana Flávia de Moraes Garcia Cuesta, que assume a 2ª Vara do Trabalho de São Carlos (SP), pelo critério de antiguidade, é natural de Campinas (SP) e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Durante sua fala, Ana Flávia Cuesta rememorou o período em que foi estagiária do TRT-15. "Foi marcante inspiração na minha definição pela área trabalhista". Agradeceu a equipe com quem atuou, "que desde sempre soube compreender meu compromisso com a qualidade, com a produtividade e a minha quase neurose com a celeridade na prestação jurisdicional”.
Segundo ela, foram 21 anos que a inspiram “para esta nova fase da careira, na qual espero somar novas experiências e aprendizado, contando sempre com a colaboração de tantas pessoas que, no dia-a-dia, me auxiliam na difícil tarefa de exercer a magistratura".
Ana Flávia Cuesta ingressou na Magistratura no TRT-10 (DF/TO), tendo atuado entre 16/02/2001 a 28/03/2004. Em razão de transferência por permuta, passou a integrar a 15ª Região a partir de 29/03/2004.
As Juízas Titulares também destacaram a importante contribuição da família, amigos, colegas e dos servidores com quem tiveram a oportunidade de trabalhar ao longo dos anos.
Confira mais fotos na galeria abaixo:
Assista a cerimônia na íntegra:
AMATRA XV prestigia posse de duas novas Juízas Titulares do TRT-15
Ana Flávia Cuesta e Amanda Barbosa assumem a 2ª Vara do Trabalho de São Carlos e a 2ª Vara do Trabalho de Jundiaí, respectivamente.