Hoje, 30/4, o Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região – AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, participou da cerimônia de posse de onze Magistrados habilitados no Concurso de Remoção Nacional. O evento foi abreviado em razão do luto oficial decretado pelo Tribunal Superior do Trabalho – TST, em razão do falecimento do Ministro do TST, Doutor Walmir Oliveira da Costa.
A abertura da solenidade nacional foi feita pela Presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, Ministra Maria Cristina Peduzz, que homenageou ao Ministro recém falecido. "Na condição de Conselheiro, além do brilhantismo, da inteligência, da disposição intelectual e da capacidade técnica e didática com a qual dispunha os seus argumentos e atuava nas sessões, relatou importantes matérias deixando relevante contribuição. Um exemplo é o Pedido de Providências 17.501, que acabou por levar à alteração da Resolução CSJT 137/2014, criando critérios objetivos e republicanos para o pagamento de passivos administrativos na JT”, lembrou.
Segundo a Ministra, a medida representou grande avanço na gestão administrativa da Justiça do Trabalho e contribuiu, de forma significativa, para a observância dos princípios da moralidade e da impessoalidade.
Posse
No Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – TRT 15, foram recebidos os Juízes Mateus Carlesso Diogo (oriundo do TRT 1); Juliana Vieira Alves, Guilherme Bassetto Petek, Renan Martins Lopes Belutto e Érica Alves Canonico (TRT 2); Ana Paula Toledo de Souza Leal (TRT 3); Pedro de Meirelles (TRT 8); Ana Célia Soares Ferreira e Cleiton Willian Kraemer Poerner (TRT 14); Gustavo Castro Picchi Martins (TRT 16) e Emanuele Pessatti Siqueira Rocha ( TRT 23).
Em breves palavras, a Presidente do TRT15, Desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, disse que os Magistrados empossados estavam “vocacionados para distribuir justiça, para estabelecer a paz social” e que “os vastos conhecimentos e a generosidade do Ministro Walmir nos inspire sempre”, encerrou.
Também participaram da solenidade, os Juízes Auxiliares da Administração do Tribunal; o Juiz Marcus Menezes Barberino Mendes, representando a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA; o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Dimas Moreira da Silva; o Presidente da 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Daniel Blikstein.
Representando os empossandos, falou a Juíza Emanuele Pessatti Siqueira Rocha (TRT 23). “O fato é que não podemos negar. Nutrimos o verdadeiro sentimento de realização pessoal apenas da família permanecer, fisicamente, distante. Pude perceber no depoimento dos demais colegas o mesmo sentimento de realização, mas também um desejo latente de conciliar essa conquista a proximidade da família, por isso estamos imensamente honrados e felizes com a posse no TRT 15, o segundo maior do país e reconhecidamente premiado e respeitado”. E completou: “Agradecemos a AMATRA XV pelo acolhimento, pois mesmo aqueles com nervos de aço se faz necessário em algum momento.
A solenidade ocorreu virtualmente e foi transmitida aos convidados pelo YouTube. Houve tradução simultânea em libras e audiodescrição.
Para ver ou rever a solenidade de posse, clique aqui.
AMATRA XV prestigia a posse de 11 novos Magistrados da 15ª Região
Os Juízes habilitados no Concurso de Remoção Nacional são provenientes de vários TRTs