Na última sexta-feira, 30/9, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, prestigiou a Sessão Plenária Administrativa de leitura da Ata e encerramento da Correição Ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - TRT-15.
A Presidente da Corte, Desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, teceu agradecimentos ao Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos e sua equipe, estendendo-os aos magistrados e servidores do TRT-15 que se envolveram diretamente na correição. Em suas palavras, foram trabalhos transcorridos “com muita harmonia e transparência”.
Durante a cerimônia, o Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, elogiou a produtividade dos magistrados de 1º e 2º Graus e dos servidores, não obstante o quadro deficitário de pessoal. “A estrutura do tribunal se mostra pequena para atender a demanda e o déficit é incrivelmente alto de servidores e juízes. Estou levando esses números à Presidência do TST e à Corregedoria-Geral. Ao mesmo tempo em que se comemora a produtividade, acende-se uma luz amarela, pois pode haver perda de entusiasmo e comprometimento da saúde”.
Em sua fala o Ministro também elogiou o prazo médio praticado pelos desembargadores do TRT-15 para o exame de liminares e o programa de incentivo à conciliação criado pela Vice-Presidência Judicial, intitulado “Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas”, além de destacar a atuação da Corregedoria e da Vice-Corregedoria do TRT-15, bem como a da Escola Judicial do Regional.
Após a participação do Ministro Caputo Bastos, foram lidos, pela Servidora da CGJT Jurema Costa da Silva, trechos da ata de correição. A leitura citou cerca de 18 itens, tendo como destaques o aprimoramento da taxa de congestionamento na execução, o incentivo à prolação de sentenças líquidas e ao cumprimento de algumas metas judiciárias.
Correição Ordinária
A Correição Ordinária do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região ocorreu entre 26 e 30/9. Os trabalhos, conduzidos pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Ministro Guilherme Caputo Bastos, integraram uma agenda extensa de atividades de análise de dados de movimentação processual, cumprimento de prazos, tramitação dos processos e adequação às normas legais por parte do TRT-15, entre outros itens.
Com informações e foto do TRT-15