Por Carlos Augusto Escanfella - Desembargador do Trabalho da 15ª Região
Assim como nas edições dos Jogos anteriores, sediados em Campinas, os atletas da AMATRA XV obtiveram expressiva participação na modalidade natação, na 9ª Edição dos Jogos Nacionais da ANAMATRA, sediados em João Pessoa/PB.
Apesar de contar com uma equipe reduzida (apenas 4 atletas), a natação obteve 12 medalhas: 4 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze.
A atleta Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, juíza substituta, obteve dois terceiros lugares, nas provas de 200 e 400 metros nado livre; o que denota excelente preparo físico.
O atleta Pedro Henrique Barbosa Salgado de Oliveira, juiz substituto, obteve um terceiro lugar nos 50 metros e segundo lugar nos 100 metros nado livre, demonstrando grande poder de explosão para provas curtas e rápidas.
Carlos Augusto Escanfella, Desembargador, obteve três segundos lugares nas provas de 50, 100 e 400 metros, além de um terceiro lugar na prova de 200 metros nado livre, igualando a sua marca nos jogos de Campinas em número de medalhas.
Já o maior destaque ficou por conta da atleta Regina Rodrigues Urbano, juíza substituta, que obteve os primeiros lugares em todas as provas em que participou: 50, 100, 200 e 400 metros, repetindo o feito dos jogos em Campinas.
De se pontuar que, além do restrito número de atletas, a delegação da natação ainda teve que lutar contra a alteração das regras nestes jogos. Houve a redução de três para apenas duas categorias de idade (uma até 44 anos e outra acima de 45), o que tornou ainda mais árdua a competição.
Porém, as adversidades (poucas categorias de idade, distância dos Jogos, poucos atletas...), foram suplantadas pelo espírito esportivo, conjunção de interesses, coleguismo e harmonia entre todos os atletas e familiares presentes, em nítida demonstração do poder transformador e aglutinador dos desportos.
Parabéns aos atletas, delegação e AMATRA XV. E que comecem os preparativos para o próximo evento.
AMATRA XV nos Jogos Nacionais da ANAMATRA: Natação
Os atletas