Na última terça-feira, 21/12, foi feita a entrega de cerca de 200 livros doados por associados, servidores e familiares durante a campanha de arrecadação de obras literárias a bibliotecas comunitárias.
A iniciativa teve origem após a realização da série Roda de Conversa “Leitura para a Vida” com educadores e alunos da rede municipal de ensino de Campinas, sob a orientação da Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, Diretora Cultural e de Cidadania da AMATRA XV e Coordenadora Regional do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” - TJC-AMATRA XV, e da Juíza Aposentada Adelina Maria do Prado Ferreira, Diretora de Aposentados da AMATRA XV.
Durante os eventos, foi destacada a importância das bibliotecas comunitárias e móveis (“Geladeirotecas”) que funcionam com o sistema de empréstimo, ampliando o acesso e a circulação de livros.
Campinas
O encontro em Campinas aconteceu na Sede da AMATRA XV, sob a coordenação da Vice-Presidente da entidade, Juíza Regina Rodrigues Urbano.
No evento, os professores relataram suas experiências, desafios enfrentados ao longo dos anos e a importância das obras para a qualidade de ensino dos alunos. Em sua fala, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, abriu a possibilidade de novos diálogos e vislumbres de projetos maiores para o TJC-AMATRA XV e a rede municipal de ensino, incluindo a possibilidade de envolver a ESMAT 15.
A atividade contou com a presença do Presidente e da Vice-Presidente da Associação e dos representantes da FUMEC, os professores: José Batista de Carvalho Filho (Gestor dos Programas de Educação de Jovens e Adultos), Daniela Cristina Menezes Cosso (Diretora Regional Norte), Maria Pereira Santos de Carvalho (conhecida como “Bia”) e Izalto Junior Conceição Matos.
Bauru
Em Bauru, a campanha beneficiou a biblioteca da Escola Estadual “Professora Maria Eunice Borges de Miranda Reis”, situada no Parque Jaraguá, e que atende cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental e Médio.
A entrega das obras literárias foi feita pela Juíza Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima que foi acompanhada de seu filho Daniel Lima (Acadêmico do curso de Direito no Centro Universitário de Bauru – ITE), que também doou livros. Na oportunidade, a magistrada incentivou os alunos a estudarem, dizendo que sua carreira e tudo o que possui hoje é fruto de muito estudo e dedicação. “Esses livros certamente irão inspirar e contribuir com o desenvolvimento de muitas crianças e adolescentes”, ressaltou.
O Diretor e o Vice-Diretor da escola, Alexandre Augusto Freitas e Roberto Fantato, respectivamente; as professoras Roseane Tedeschi (Sala de Leitura), Priscilla Hatsuco (Coordenadora da Área de Linguagens) e Sebastiana de Fátima Gomes (Geografia/ articuladora do Grêmio Estudantil) e os alunos presentes agradeceram ao Presidente da AMATRA XV, à Juíza Zilah Ramires Ferreira (Diretora Regional) e a todos os Juízes e servidores que colaboraram, incrementando o acervo da biblioteca.
AMATRA XV doa cerca de 200 livros para bibliotecas comunitárias de Campinas e Bauru
A ideia de realizar uma campanha de arrecadação de livros surgiu durante uma atividade do TJC-AMATRA XV