Iniciando o seu calendário de atividades no primeiro semestre de 2.019, a AMATRA XV realizou a etapa de capacitação do TJC nos municípios de Aparecida, Sorocaba e Campinas (nesta cidade, também contando com a participação dos professores de Indaiatuba), alcançando 23 unidades escolares e 520 professores.
A capacitação tem por objetivo transmitir aos professores noções de Direito, especialmente de Direito do Trabalho, bem como sobre a Justiça do Trabalho e temas como “exercício da cidadania” e “aplicação da ética nas relações pessoais, sociais e profissionais”.
Os profissionais da educação se tornam responsáveis por desenvolver o Programa em sua unidade escolar, junto aos alunos, trabalhando com cartilhas educativas e material de apoio a eles disponibilizados.
Para Célia Regina Fialho Bortolozzo, Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos da Coordenadoria de Educação Básica de Campinas, “o TJC é de extrema importância para a sociedade. É algo que vai além do conhecimento social, constituiu o conhecimento formal. Por isso, nós, enquanto escola, estamos aqui fazendo parte dele”.
520 Professores foram capacitados pelo Programa TJC em 2.019
Eles são os responsáveis por desenvolver o Programa em sua unidade escolar