Em 2.003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o “Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho” em alusão ao que ocorreu em 1.969, quando 78 trabalhadores de uma mina no Estado de Virgínia, nos Estados Unidos, morreram devido a uma explosão.
No Brasil, em 2.005, a Lei n.º 11.121 estabeleceu a mesma data como “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.
Em 2.018, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) confirmaram participação no “Abril Verde”, campanha de âmbito nacional que alerta a sociedade para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças decorrentes da atuação profissional.
Segundo o Ministério da Economia, foram autorizados 193.660 auxílios acidentários no País em 2.019. O número contempla doenças relacionadas a acidentes físicos sofridos pelos trabalhadores ou mesmo as doenças ocupacionais desenvolvidas pelo exercício diário das atividades profissionais. Um montante elevado e que demonstra a importância da realização de campanhas de e de maiores reflexões sobre a saúde e segurança do trabalho.
Saiba mais
No site do Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região há um espaço reservado a informações sobre o projeto, clique aqui.
Acesse outros vídeos produzidos pela AMATRA XV e ESMAT 15 sobre esse tema, clique aqui.