Na última sexta-feira, 5/6, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região – AMATRA XV realizou sua 2.ª Rodada de Debates. O evento ocorreu em ambiente virtual, pela plataforma Google Meet, em razão das restrições decorrentes da pandemia de novo Coronavírus, atualmente identificado como Sars-CoV-2.
A atividade teve como objetivo ouvir Profissionais da Saúde e Associados da AMATRA XV para, a partir de informações técnicas e considerando o cotidiano e as sugestões dos Magistrados, elaborar propostas direcionadas ao Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (TRT-15), caso aprovadas em futura consulta.
Após explanação inicial do Presidente da AMATRA XV, Juiz César Reinaldo Offa Basile, os trabalhos se desenvolveram em 3 etapas.
Na primeira delas, em formato de “perguntas e respostas”, falaram Carlos Augusto de Mattos, Médico, Diretor Clínico e Membro do Comitê de Crise do Hospital da Puc-Campinas; Andrea Paula Bruno Von Zuben, Doutora em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis e Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas; Christiane Sartori de Souza, Enfermeira e integrante do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas.
Foram abordadas diversas situações envolvendo aspectos sanitários, epidemiológicos e nosológicos (relacionados à doença, Covid-19), dentre elas: as curvas de contaminação e do número de mortos, seu estágio atual e a repercussão no sistema de saúde; a consideração da curva decrescente ou da diminuição do número de óbitos como critério para retomada das atividades presenciais; o padrão sintomático da Covid-19; as medidas preventivas e de higienização e desinfecção ambiental; as possíveis adequações ambientais para retomada das atividades presenciais.
Na segunda, três Magistrados trouxeram as perspectivas de cada etapa da carreira:
a) Pelo Tribunal, José Antônio Dosualdo, Juiz Titular da 2.ª Vara do Trabalho de Jaboticabal/SP, atualmente convocado no TRT-15.
b) Pelos Magistrados Titulares, Alexandre Alliprandino Medeiros, Juiz Titular da Vara do Trabalho de São Joaquim da Barra/SP.
c) Pelos Magistrados Substitutos, Thiago Nogueira Paz, Juiz Substituto em condição “móvel”.
O Desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, que assistia o evento, apesar de não integrar a programação original, gentilmente se dispôs a participar e trouxe suas considerações sobre o trabalho no TRT-15 nesse período de restrições.
Na terceira e última etapa, foi aberta a palavra aos Associados. Vários se manifestaram apresentando ideias, sugestões e compartilhando suas vivências.
Essas três fases foram mediadas pelo Diretor de Comunicação Social e Informática da AMATRA XV, Juiz Mauricio Bearzotti de Souza.
O evento foi encerrado com uma mensagem do Presidente da Associação.
A atividade contou com a participação de 68 pessoas e teve duração total pouco superior a 3 horas.
O vídeo está sendo editado, para divulgação oportuna.
Próximos passos
Após a formatação de todas as informações obtidas nessa 2.ª Rodada de Debates, a Diretoria Executiva da AMATRA XV deliberará sobre a forma de apresentar esse material aos Associados. A primeira ideia é compilar propostas, realizar uma consulta e, caso aprovados os encaminhamentos, enviar o documento ao TRT-15. Tudo isso deve ocorrer no curso da presente semana.
2.ª Rodada de Debates da AMATRA XV Reúne Magistrados e Profissionais da Saúde
Informações médicas, epidemiológicas e relacionadas ao cotidiano dos Magistrados embasarão futuras propostas da Associação.