Na última sexta-feira, 01/09, aconteceu a primeira fase do Projeto “A Escola na Justiça do Trabalho”. Na oportunidade, o Diretor Regional de Sorocaba, Juiz Francisco Duarte Conte, falou sobre a organização do Estado, direitos e deveres dos cidadãos, ética, cidadania e Justiça, com ênfase na Justiça do Trabalho.
A atividade contou com a participação de cerca de 120 alunos, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, da Coeducar Escola Cooperativa, de Araraquara (SP).
Para a Professora Luiza Bedê Barbosa, “é muito importante que nossos alunos tenham contato com o Direito, com seus direitos relacionados ao trabalho e mais do que isso, saber da importância da Justiça do Trabalho, esse órgão essencial para o funcionamento do Estado”.
Segundo a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Sofia Braga, a palestra foi muito significativa. “Eu penso na área do Direito como uma formação futura, e conhecer um pouco dos nosso direitos e tudo o que ele falou foi muito legal. Ele fez uma dinâmica que fez a gente pensar de modo crítico sobre nossas escolhas”, relatou.
Para o Juiz Francisco Duarte Conte, "conversar com os jovens, de 15 e 16 anos, sobre os conceitos de cidadania, ética e importância da Justiça do Trabalho para a manutenção da sociedade justa e igualitária, trouxe-me especial regozijo no dia de hoje. Foi sensacional e calorosa a participação deles. Além disso, permitiu-me refletir sobre os novos valores e anseios da sociedade”.
Projeto
O projeto “A Escola na Justiça do Trabalho” dispõe de várias etapas. Após a palestra para os alunos nas escolas, ocorrerá a visita à unidade da Justiça do Trabalho da região e os alunos poderão assistir a uma audiência simulada.
A atividade tem como objetivo levar aos alunos reflexões sobre os deveres dos cidadãos, ética, cidadania e justiça, com a conscientização sobre os direitos e forma de exercê-los; tornar os alunos agentes multiplicadores do conhecimento e da importância do Poder Judiciário e fortalecer a imagem do Poder Judiciário e sobretudo da Justiça do Trabalho.
Quero ser voluntário no projeto
Os Associados, representantes do Ministério Público e Advogados interessados em participar do projeto, como voluntários, precisam preencher formulário, CLICANDO AQUI.